Problemas de sono podem indicar maior risco de desenvolver Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu que pessoas com problemas de sono apresentam mais marcadores biológicos no líquido cerebrospinal – um fluído límpido e transparente que circula entre o cérebro e a coluna vertebral -, o que indica maior risco de desenvolver Alzheimer no futuro.

Os cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, publicaram um estudo no jornal “Neurology” que explica que os marcadores da doença são compostos por moléculas residuais que acumuladas causam um tipo de desordem no cérebro.

Segundo os investigadores, quando uma pessoa dorme mal, o cérebro mostra-se incapaz de eliminar esses resíduos.

“Estudos anteriores já mostraram que o sono pode influenciar o desenvolvimento ou a progressão do Alzheimer de várias maneiras”, disse Barbara Bendlin, professora na Universidade de Wisconsin, ao Daily Mail.

“O sono interrompido ou a falta de sono pode levar à acumulação de placa amiloide, pois o sistema de depuração do cérebro entra em ação durante o sono. O nosso estudo observou não só a amiloide, mas também outros marcadores biológicos no fluido espinhal”, explica.

A amiloide é uma proteína que se multiplica e forma placas, enquanto a proteína tau pode formar complicações na região cerebral. Os resíduos são encontrados no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer e desempenham um papel significativo na deficiência da memória.

“Para retardar ou prevenir a demência associada à doença de Alzheimer, é fundamental identificar fatores de risco modificáveis”, completou Barbara.

Para o estudo, os investigadores recrutaram cerca de cem pessoas, com idade média de 63 anos, que tinham habilidades normais de pensamento e memória, mas com probabilidade de desenvolver Alzheimer devido ao histórico familiar ou por serem portadoras do gene apolipoproteína E (ApoE) – que aumenta o risco da doença.

As pessoas foram questionadas sobre a qualidade do sono e foram recolhidas amostras dos fluidos espinhais de cada um para medir a presença dos marcadores biológicos.

Aquelas que relataram pior qualidade do sono apresentaram maior quantidade de marcadores biológicos no fluido espinhal – placas de amiloide, emaranhados da proteína tau e inflamação das células cerebrais – para a doença de Alzheimer do que as outras.

Embora haja uma associação entre os problemas de sono e o Alzheimer, nem todas as condições afetam o risco de desenvolver a doença. Não houve relação, por exemplo, entre os marcadores biológicos no fluido espinhal e a apneia do sono, distúrbio caracterizado por problemas respiratórios e roncos ao dormir.

Nem todas as pessoas que têm problemas em dormir estão destinadas a desenvolver a doença”, salientou Barbara. “Observámos grupos de pessoas e nesse grupo encontrámos essa associação. Mas quando olhamos individualmente, nem todos mostram esse padrão”.

No entanto, os investigadores acreditam que os resultados aumentam a evidência da relação entre a qualidade do sono e o Alzheimer. “A nossa descoberta demonstra que essa relação está presente no final da meia idade na ausência de comprometimento cognitivo”, disse a investigadora.

“O sono pode ser um fator de risco modificável para a doença de Alzheimer nos primeiros estágios da doença, antes que apareçam os sintomas”. Ou seja, ao dormir melhor, é possível evitar a doença.

De acordo com a professora, existem diversas formas de melhorar a qualidade do sono e reduzir o risco de ter Alzheimer no futuro, basta procurar ajuda médica. “É possível que a intervenção precoce para pessoas em risco de doença de Alzheimer previna ou retarde o aparecimento da doença”.

// Move

PARTILHAR

RESPONDER

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …

Isabel dos Santos impugna nacionalização da Efacec

A empresária angolana Isabel dos Santos avançou com uma ação para impugnar a nacionalização da Efacec, decisão que foi anunciada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no início de julho. Numa nota enviada às …