Problemas de sono podem indicar maior risco de desenvolver Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu que pessoas com problemas de sono apresentam mais marcadores biológicos no líquido cerebrospinal – um fluído límpido e transparente que circula entre o cérebro e a coluna vertebral -, o que indica maior risco de desenvolver Alzheimer no futuro.

Os cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, publicaram um estudo no jornal “Neurology” que explica que os marcadores da doença são compostos por moléculas residuais que acumuladas causam um tipo de desordem no cérebro.

Segundo os investigadores, quando uma pessoa dorme mal, o cérebro mostra-se incapaz de eliminar esses resíduos.

“Estudos anteriores já mostraram que o sono pode influenciar o desenvolvimento ou a progressão do Alzheimer de várias maneiras”, disse Barbara Bendlin, professora na Universidade de Wisconsin, ao Daily Mail.

“O sono interrompido ou a falta de sono pode levar à acumulação de placa amiloide, pois o sistema de depuração do cérebro entra em ação durante o sono. O nosso estudo observou não só a amiloide, mas também outros marcadores biológicos no fluido espinhal”, explica.

A amiloide é uma proteína que se multiplica e forma placas, enquanto a proteína tau pode formar complicações na região cerebral. Os resíduos são encontrados no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer e desempenham um papel significativo na deficiência da memória.

“Para retardar ou prevenir a demência associada à doença de Alzheimer, é fundamental identificar fatores de risco modificáveis”, completou Barbara.

Para o estudo, os investigadores recrutaram cerca de cem pessoas, com idade média de 63 anos, que tinham habilidades normais de pensamento e memória, mas com probabilidade de desenvolver Alzheimer devido ao histórico familiar ou por serem portadoras do gene apolipoproteína E (ApoE) – que aumenta o risco da doença.

As pessoas foram questionadas sobre a qualidade do sono e foram recolhidas amostras dos fluidos espinhais de cada um para medir a presença dos marcadores biológicos.

Aquelas que relataram pior qualidade do sono apresentaram maior quantidade de marcadores biológicos no fluido espinhal – placas de amiloide, emaranhados da proteína tau e inflamação das células cerebrais – para a doença de Alzheimer do que as outras.

Embora haja uma associação entre os problemas de sono e o Alzheimer, nem todas as condições afetam o risco de desenvolver a doença. Não houve relação, por exemplo, entre os marcadores biológicos no fluido espinhal e a apneia do sono, distúrbio caracterizado por problemas respiratórios e roncos ao dormir.

Nem todas as pessoas que têm problemas em dormir estão destinadas a desenvolver a doença”, salientou Barbara. “Observámos grupos de pessoas e nesse grupo encontrámos essa associação. Mas quando olhamos individualmente, nem todos mostram esse padrão”.

No entanto, os investigadores acreditam que os resultados aumentam a evidência da relação entre a qualidade do sono e o Alzheimer. “A nossa descoberta demonstra que essa relação está presente no final da meia idade na ausência de comprometimento cognitivo”, disse a investigadora.

“O sono pode ser um fator de risco modificável para a doença de Alzheimer nos primeiros estágios da doença, antes que apareçam os sintomas”. Ou seja, ao dormir melhor, é possível evitar a doença.

De acordo com a professora, existem diversas formas de melhorar a qualidade do sono e reduzir o risco de ter Alzheimer no futuro, basta procurar ajuda médica. “É possível que a intervenção precoce para pessoas em risco de doença de Alzheimer previna ou retarde o aparecimento da doença”.

// Move

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …