Problema técnico obriga avião de Angela Merkel a aterrar de emergência

Michael Kappeler / EPA

A chanceler alemã, Angela Merkel

O avião que transportava a chanceler alemã, Angela Merkel, que estava a caminho da cimeira do G20 na Argentina, foi obrigado a aterrar em Colónia, na Alemanha, devido a um problema técnico.

Angela Merkel, juntamente com o ministro alemão das Finanças, Olaf Scholz, e vários elementos da comunicação social, estava a viajar para Buenos Aires, capital da Argentina, onde vai participar na cimeira do G20, que reúne as principais economias do mundo.

O avião estava a sobrevoar a Holanda, com cerca de uma hora de voo, quando o comandante indicou aos passageiros que iria voltar atrás e aterrar no aeroporto Colónia-Bona por ter detetado “anomalias em vários sistemas eletrónicos”, garantindo que não havia risco de segurança, segundo a agência Reuters.

“Devido a um problema técnico, o avião governamental aterrou em segurança em Colónia há poucos minutos”, anunciou o gabinete da chanceler alemã às 20h20 de quinta-feira.

Num primeiro momento a tripulação permaneceu a bordo durante uma inspeção ao aparelho mas mais tarde acabou por ser transportada de autocarro para um hotel.

“Não vamos prosseguir hoje a viagem” para Buenos Aires, disse uma porta-voz da chancelaria, citada pela agência de notícias francesa AFP.

Localizar outro avião oficial disponível, com a correspondente tripulação, para voar diretamente para a Argentina revelou-se impossível, pelo que a dirigente alemã e a sua delegação só seguirão viagem na sexta-feira.

Angela Merkel pernoitou em Colónia e viaja esta manhã para Madrid, em Espanha, onde vai apanhar um voo comercial regular para Buenos Aires.

A chanceler alemã estará ausente da abertura da cimeira e este atraso pode complicar a agenda prevista em Buenos Aires, onde tinha encontros marcados com os presidentes dos EUA, China, Rússia e Índia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bósnia fecha campo improvisado e transfere quase 800 pessoas para Sarajevo

A Bósnia fechou, esta quarta-feira, um campo de refugiados, montado num local onde antes funcionava um aterro de lixo, que não tem água potável nem eletricidade. As autoridades bósnias fecharam esta quarta-feira um campo acolhimento de …

Trabalhadores dos Registos em greve a 26, 27 e 28 de dezembro

O Sindicato Nacional de Registos vai estar em greve contra o decreto-lei aprovado pelo Governo, acusando Marcelo Rebelo de Sousa de não ter tido "sensibilidade na análise do diploma do sistema remuneratório". O Sindicato Nacional de …

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …