/

Problema técnico obriga avião de Angela Merkel a aterrar de emergência

Michael Kappeler / EPA

A chanceler alemã, Angela Merkel

O avião que transportava a chanceler alemã, Angela Merkel, que estava a caminho da cimeira do G20 na Argentina, foi obrigado a aterrar em Colónia, na Alemanha, devido a um problema técnico.

Angela Merkel, juntamente com o ministro alemão das Finanças, Olaf Scholz, e vários elementos da comunicação social, estava a viajar para Buenos Aires, capital da Argentina, onde vai participar na cimeira do G20, que reúne as principais economias do mundo.

O avião estava a sobrevoar a Holanda, com cerca de uma hora de voo, quando o comandante indicou aos passageiros que iria voltar atrás e aterrar no aeroporto Colónia-Bona por ter detetado “anomalias em vários sistemas eletrónicos”, garantindo que não havia risco de segurança, segundo a agência Reuters.

“Devido a um problema técnico, o avião governamental aterrou em segurança em Colónia há poucos minutos”, anunciou o gabinete da chanceler alemã às 20h20 de quinta-feira.

Num primeiro momento a tripulação permaneceu a bordo durante uma inspeção ao aparelho mas mais tarde acabou por ser transportada de autocarro para um hotel.

“Não vamos prosseguir hoje a viagem” para Buenos Aires, disse uma porta-voz da chancelaria, citada pela agência de notícias francesa AFP.

Localizar outro avião oficial disponível, com a correspondente tripulação, para voar diretamente para a Argentina revelou-se impossível, pelo que a dirigente alemã e a sua delegação só seguirão viagem na sexta-feira.

Angela Merkel pernoitou em Colónia e viaja esta manhã para Madrid, em Espanha, onde vai apanhar um voo comercial regular para Buenos Aires.

A chanceler alemã estará ausente da abertura da cimeira e este atraso pode complicar a agenda prevista em Buenos Aires, onde tinha encontros marcados com os presidentes dos EUA, China, Rússia e Índia.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.