“Prisioneira em casa” há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

Tânia Poço / Facebook


Tânia Poço é o caso de Covid-19 mais prolongado em Portugal.

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele que é o caso mais prolongado de infecção em Portugal.

Tânia Poço está isolada em casa, em Tavira, no Algarve, desde que teve alta do Hospital de Faro, a 24 de Março passado. Não pode contactar com os familiares e mantém-se em isolamento, apesar de já não ter sintomas de covid-19.

“O meu marido e os meus filhos tiveram que sair de casa para eu poder vir e, desde essa altura, estou sozinha. Vejo-os através da janela e é o meu marido que me traz as compras a casa, porque não saio nem para fazer os testes”, revela Tânia Poço em declarações à Rádio Renascença.

Tânia Poço teve os primeiros sintomas de covid-19 a 12 de Março, após uma viagem a França.

“Comecei a ter febre, falta de paladar e cheiro, diarreia e depois dores no peito“, conta Tânia Poço ao Correio da Manhã.

Esteve internada no Hospital de Faro de 18 a 24 de Março, mantendo-se desde então em isolamento em casa, onde está a viver sozinha.

Tânia Poço já fez 14 testes e chegou a ter um resultado negativo, mas os restantes revelaram-se positivos e inconclusivos. Por isso, continua em isolamento, dado que são precisos dois testes negativos para que a pessoa seja dada como livre do vírus.

A algarvia de 31 anos aponta que já contactou o Instituto Dr. Ricardo Jorge, face ao desespero pela situação, com o intuito de perceber se haveria forma de compreender as razões subjacentes ao seu caso. “Até à data, não obtive mais respostas”, salienta Tânia Poço.

Ela vai fazer mais um teste, nesta segunda-feira, e tem esperança de poder, finalmente, livrar-se do isolamento.

“Já não tenho sintomas desde o início de Abril”, destaca Tânia Poço na Renascença, salientando que os médicos lhe dizem que tem que “ter calma e paciência”.

“Na semana passada, fiz análises ao sangue e está tudo bem, os órgãos estão a funcionar bem”, realça ainda.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Nao há certezas em nada desde vírus mas, pelos casos conhecidos de recuperações com maior duração a acusar positivo, deverá acabar por desaparecer nos próximos dias. Na China, conseguiram antecipar a recuperação total destes casos efetuando transfusões baseadas no plasma de recuperados.

  2. “Comecei a ter febre, falta de paladar e cheiro, diarreia e depois dores no peito“, conta Tânia Poço ao Correio da Manhã.”
    Sugiro alterar “cheiro” para “olfacto”.
    Comprimentos

  3. O Carlos resolve castigar ainda mais a “prisioneira” submetendo-a a um teste de gramática! Isso não se faz a quem está a atravessar um período tão difícil!! As suas melhoras Tânia.

  4. Bem …se o Diabólico Virus persiste em não deixar a Sra. em Paz, há que tentar un exorcismo !…ou os testes foram comprados numa loja Chinesa e sem fiabilidade!

RESPONDER

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …

Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados com covid-19

Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da câmara …