“Prisioneira em casa” há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

9

Tânia Poço / Facebook


Tânia Poço é o caso de Covid-19 mais prolongado em Portugal.

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele que é o caso mais prolongado de infecção em Portugal.

Tânia Poço está isolada em casa, em Tavira, no Algarve, desde que teve alta do Hospital de Faro, a 24 de Março passado. Não pode contactar com os familiares e mantém-se em isolamento, apesar de já não ter sintomas de covid-19.

“O meu marido e os meus filhos tiveram que sair de casa para eu poder vir e, desde essa altura, estou sozinha. Vejo-os através da janela e é o meu marido que me traz as compras a casa, porque não saio nem para fazer os testes”, revela Tânia Poço em declarações à Rádio Renascença.

Tânia Poço teve os primeiros sintomas de covid-19 a 12 de Março, após uma viagem a França.

“Comecei a ter febre, falta de paladar e cheiro, diarreia e depois dores no peito“, conta Tânia Poço ao Correio da Manhã.

Esteve internada no Hospital de Faro de 18 a 24 de Março, mantendo-se desde então em isolamento em casa, onde está a viver sozinha.

Tânia Poço já fez 14 testes e chegou a ter um resultado negativo, mas os restantes revelaram-se positivos e inconclusivos. Por isso, continua em isolamento, dado que são precisos dois testes negativos para que a pessoa seja dada como livre do vírus.

A algarvia de 31 anos aponta que já contactou o Instituto Dr. Ricardo Jorge, face ao desespero pela situação, com o intuito de perceber se haveria forma de compreender as razões subjacentes ao seu caso. “Até à data, não obtive mais respostas”, salienta Tânia Poço.

Ela vai fazer mais um teste, nesta segunda-feira, e tem esperança de poder, finalmente, livrar-se do isolamento.

“Já não tenho sintomas desde o início de Abril”, destaca Tânia Poço na Renascença, salientando que os médicos lhe dizem que tem que “ter calma e paciência”.

“Na semana passada, fiz análises ao sangue e está tudo bem, os órgãos estão a funcionar bem”, realça ainda.

ZAP //

9 Comments

  1. Nao há certezas em nada desde vírus mas, pelos casos conhecidos de recuperações com maior duração a acusar positivo, deverá acabar por desaparecer nos próximos dias. Na China, conseguiram antecipar a recuperação total destes casos efetuando transfusões baseadas no plasma de recuperados.

  2. “Comecei a ter febre, falta de paladar e cheiro, diarreia e depois dores no peito“, conta Tânia Poço ao Correio da Manhã.”
    Sugiro alterar “cheiro” para “olfacto”.
    Comprimentos

  3. O Carlos resolve castigar ainda mais a “prisioneira” submetendo-a a um teste de gramática! Isso não se faz a quem está a atravessar um período tão difícil!! As suas melhoras Tânia.

  4. Bem …se o Diabólico Virus persiste em não deixar a Sra. em Paz, há que tentar un exorcismo !…ou os testes foram comprados numa loja Chinesa e sem fiabilidade!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.