Prisão perpétua para 10 homens que atacaram Malala Yousafzai

junaidrao / Flickr

Malala Yousafzai

Malala Yousafzai

Um tribunal da cidade de Mingora, no noroeste do Paquistão, condenou hoje 10 homens à prisão perpétua pela tentativa de assassínio em 2012 da ativista Nobel da Paz Malala Yousafzai, disseram responsáveis.

“Dez atacantes que estiveram envolvidos no ataque a Malala Yousafzai foram condenados a prisão perpétua“, disse um responsável do tribunal à agência France Presse. A informação foi confirmada por um advogado presente na audição.

Em outubro de 2012, militantes talibãs entraram no autocarro escolar em que a ativista, então com 14 anos, era transportada e atingiram-na na cabeça devido às suas opiniões sobre a educação das raparigas.

A sentença de prisão perpétua no Paquistão corresponde a 25 anos.

O exército paquistanês anunciou em setembro a detenção de 10 suspeitos que foram rapidamente transferidos para um tribunal antiterrorista local.

As autoridades indicaram na altura, no entanto, que o homem que disparou sobre a adolescente, identificado como Ataullah Khan, se terá refugiado do outro lado da fronteira, no Afeganistão, como acontece com numerosos jihadistas do TTP. O chefe talibã Mullah Fazlullah, que ordenou o ataque à ativista, também terá fugido para o Afeganistão.

A operação de detenção dos suspeitos envolveu o exército, a polícia e os serviços secretos. O porta-voz do exército Assim Bajwa disse que o grupo tinha uma lista de 22 alvos, além de Malala, todos indicados por Fazlullah.

Após o ataque a 9 de outubro de 2012, a adolescente foi levada entre a vida e a morte para um hospital em Birmingham, no Reino Unido, onde recuperou a consciência alguns dias mais tarde e onde continua a viver.

Tendo continuado a defender o direito das raparigas à educação, Malala Yousafzai tornou-se um ícone mundial da luta contra o extremismo e em 2014, aos 17 anos, foi premiada com o Nobel da Paz, a mais jovem laureada da história.

O Paquistão enfrenta uma insurgência islâmica há mais de uma década, na sequência da invasão do Afeganistão por tropas estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …