Prisão perpétua para 10 homens que atacaram Malala Yousafzai

junaidrao / Flickr

Malala Yousafzai

Malala Yousafzai

Um tribunal da cidade de Mingora, no noroeste do Paquistão, condenou hoje 10 homens à prisão perpétua pela tentativa de assassínio em 2012 da ativista Nobel da Paz Malala Yousafzai, disseram responsáveis.

“Dez atacantes que estiveram envolvidos no ataque a Malala Yousafzai foram condenados a prisão perpétua“, disse um responsável do tribunal à agência France Presse. A informação foi confirmada por um advogado presente na audição.

Em outubro de 2012, militantes talibãs entraram no autocarro escolar em que a ativista, então com 14 anos, era transportada e atingiram-na na cabeça devido às suas opiniões sobre a educação das raparigas.

A sentença de prisão perpétua no Paquistão corresponde a 25 anos.

O exército paquistanês anunciou em setembro a detenção de 10 suspeitos que foram rapidamente transferidos para um tribunal antiterrorista local.

As autoridades indicaram na altura, no entanto, que o homem que disparou sobre a adolescente, identificado como Ataullah Khan, se terá refugiado do outro lado da fronteira, no Afeganistão, como acontece com numerosos jihadistas do TTP. O chefe talibã Mullah Fazlullah, que ordenou o ataque à ativista, também terá fugido para o Afeganistão.

A operação de detenção dos suspeitos envolveu o exército, a polícia e os serviços secretos. O porta-voz do exército Assim Bajwa disse que o grupo tinha uma lista de 22 alvos, além de Malala, todos indicados por Fazlullah.

Após o ataque a 9 de outubro de 2012, a adolescente foi levada entre a vida e a morte para um hospital em Birmingham, no Reino Unido, onde recuperou a consciência alguns dias mais tarde e onde continua a viver.

Tendo continuado a defender o direito das raparigas à educação, Malala Yousafzai tornou-se um ícone mundial da luta contra o extremismo e em 2014, aos 17 anos, foi premiada com o Nobel da Paz, a mais jovem laureada da história.

O Paquistão enfrenta uma insurgência islâmica há mais de uma década, na sequência da invasão do Afeganistão por tropas estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …