Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque.

A recetora do transplante de traqueia foi Sonia Sein, uma norte-americana de 56 anos que sofre de asma.

Após um grave ataque de asma há vários anos, Sonia Sein teve de passar por repetidas intubações, o que significa que os médicos inseriram um tubo nas suas vias respiratórias através da boca, causando graves danos à traqueia.

Seguiram-se várias tentativas cirúrgicas para reconstruir a traqueia de Sein, mas estas causaram danos ainda maiores e a mulher passou a respirar por um orifício criado cirurgicamente no seu pescoço, que a colocava num risco extremamente alto de asfixia ou até mesmo de morte.

O procedimento de 18 horas foi realizado em janeiro de 2021. Agora, Sein encontra-se em recuperação e a equipa anunciou a cirurgia como “o primeiro transplante traqueal bem-sucedido”, observando que o avanço pode ser promissor para pessoas com uma variedade de condições – até mesmo em pacientes que sofreram danos durante o internamento por covid-19.

Em declarações à NPR, Sein explica que teve conhecimento de uma equipa de investigadores no Monte Sinai, que trabalhavam através do Programa de Transplante Traqueal, e que abordou o hospital sobre a sua condição. Mas os médicos ainda não estavam prontos para realizar a operação arriscada.

No ano passado, o cirurgião Eric Genden decidiu que estava na altura de tentar.

A traqueia é um tubo cartilaginoso que transporta ar de e para os pulmões, mas a operação não é nada simples. Um dos maiores obstáculos para o procedimento é saber como transportar sangue à traqueia durante e após a operação.

Para superar os desafios, os cirurgiões usaram uma nova abordagem em que ligaram os vasos sanguíneos no esófago do recetor e na glândula tiroide à traqueia do doador, fornecendo fluxo sanguíneo vital.

A cirurgia permitiu que Sein visse a sua traqueostomia removida, respirando apenas pela boca pela primeira vez em seis anos.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …