Este é o primeiro país africano a incluir pessoas intersexuais nos censos

O Quénia é o primeiro país africano a incluir pessoas intersexuais nos seus censos, de acordo com os resultados publicados esta segunda-feira.

O novo censo, cujos dados foram recolhidos em agosto, indica que vivem 47,56 milhões de pessoas na potência económica e geopolítica da África Oriental, informou o diretor geral do Departamento Nacional de Estatísticas do Quénia, Zachary Mwangi.

Num evento celebrado na residência oficial do Presidente queniano, em Nairobi, Zachary Mwangi especificou que, do total de habitantes, cerca de 24 milhões são mulheres e cerca de 23 milhões são homens.

O diretor geral salientou que 1.524 habitantes são mulheres intersexuais. As pessoas intersexuais possuem características genéticas e fenotípicas masculinas e femininas, num grau variado e mais pronunciado em alguns indivíduos.

O Quénia foi o primeiro país africano a reconhecer oficialmente estas pessoas como parte da sua população.

As pessoas intersexuais têm lutado nos tribunais, no parlamento e em manifestações nas ruas contra a discriminação e a legitimação dos seus direitos básicos e, como resultado, foram reconhecidas numa categoria apropriada ao seu estatuto no novo censo.

O diretor da Sociedade das Pessoas Intersexuais do Quénia, James Karanja, declarou à agência espanhola EFE, em agosto, que a inclusão deste grupo “é uma das melhores coisas que podia ter acontecido”. O grupo de James Karanja pressionou o parlamento para incluir a possibilidade da indicação intersexual junto às opções de escolha de homem e mulher.

O Presidente Uhuru Kenyatta afirmou que as estratégias de desenvolvimento do Governo vão ser baseadas, a partir de agora, nos novos dados que expõem um crescimento populacional de cerca de nove milhões de pessoas na última década.

“Alegra-me mencionar que este é primeiro censo elaborado” depois da aprovação da nova Constituição em 2010, “e foi completamente viabilizado pelo meu Governo”, acrescentou o chefe de Estado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …