Primeiro-ministro esloveno pode ser demitido por apoiar um refugiado

eu2016sk / Flickr

Miro Cerar, primeiro-ministro da Eslovénia

Miro Cerar manifestou o seu apoio a Ahmad Shamieh, um cidadão sírio de 60 anos que está em risco de ser deportado do país, e é acusado pela oposição de querer interferir na Justiça, por ter afirmado publicamente ser contra a deportação.

O primeiro-ministro da Eslovénia vai enfrentar um processo de destituição depois de ter declarado publicamente que é contra a deportação de Ahmad Shamied, um refugiado sírio de 60 anos que fugiu à guerra e chegou à Eslovénia em 2015.

Segundo o The Guardian, desde então Shamied realizou um processo normal de integração no país. No entanto, no Verão passado, o pedido de asilo de Shamieh foi rejeitado pelos tribunais eslovenos.

Foi, então, ordenada a deportação de Ahmad Shamied para a Croácia, país onde deveria realizar o seu pedido de asilo por ter sido o primeiro país europeu onde havia estado depois de ter fugido da Síria.

O caso gerou polémica na Eslovénia e ganhou contornos políticos rapidamente. Dois partidos de esquerda, o SD, que faz parte do governo esloveno, e o partido da oposição Levica, levaram Shamieh ao parlamento para impedir a sua deportação.

Miro Cerar, primeiro-ministro desde 2014, deu uma conferência de imprensa, na semana passada, onde sugeriu que deveria ser encontrada uma solução. Publicamente, Cerar manifestou a sua intenção de encontrar uma forma de garantir a permanência de Shamieh na Eslovénia.

Estas declarações não agradaram a oposição, que acusa Cerar de querer interferir na Justiça. Foi por este motivo que, no dia 15 de novembro, o partido SDS anunciou a intenção de destituir o atual primeiro-ministro.

Pela Eslovénia já passaram milhares de refugiados sírios, sendo este um assunto sensível no país. Por isso mesmo, algumas fontes governamentais explicaram ao The Guardian que o caso de Shamieh está a ser aproveitado quer pela direita, quer pela esquerda, para desestabilizar o Governo.

As mesmas fontes asseguram que a verdadeira intenção da oposição é preparar terreno para as eleições nacionais, marcadas já para o próximo ano.

No que toca ao processo, as fontes afirmam que dificilmente avançará, uma vez que o primeiro-ministro Miro Cerar deve conseguir o apoio necessário para evitar que o impeachment avance. A oposição necessita de uma maioria de dois terços para fazer cair o primeiro-ministro.

Antes de o pedido de destituição ser votado no Parlamento, o primeiro-ministro da Eslovénia tem agora 30 dias para responder às acusações de que é alvo – segundo as quais é um “anti-esloveno”, por pensar nos estrangeiros em primeiro lugar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …