Primeiro-ministro anuncia inquérito a incêndio de São Pedro do Sul

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta segunda-feira a abertura de um inquérito para apurar o que correu mal com o início do combate ao incêndio em São Pedro do Sul, na sequência das críticas do presidente da câmara local.

O anúncio foi feito por António Costa no final de uma reunião no quartel dos Bombeiros de Arouca com presidentes de câmara de municípios dos distritos de Aveiro e Viseu, que foram mais atingidos pelos incêndios na última semana.

“O presidente da câmara colocou uma questão que felizmente não tinha sido levantada ainda até agora e a ministra da Administração Interna abriu um inquérito, tendo em vista o esclarecimento do que ocorreu com o início do combate ao incêndio em São Pedro do Sul”, disse António Costa.

O primeiro-ministro vincou que, até agora, só houve “uma queixa fundamentada e sustentada”, adiantando que todos os presidentes de câmara presentes na reunião mostraram “grande satisfação pela forma ordenada, coordenada e efetiva como foram ativados os meios de resposta”.

“A exceção, até agora, felizmente é só o caso de São Pedro do Sul e tem de ser feito o inquérito para apurar o que aconteceu”, concluiu.

O primeiro-ministro sublinhou ainda que o país viveu uma “situação extraordinária” ao longo da última semana, “com grande concentração de incêndios” e “uma grande simultaneidade em pontos diversos do pais”, o que implicou “levar o dispositivo ao limite dos limites da sua capacidade de resposta”.

Pode ter ardido um terço ou quarto do concelho

O presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, estima que possa já ter ardido “um terço ou um quarto” da área do seu concelho, devido ao incêndio que começou em Arouca.

“O concelho de S. Pedro do Sul tem 250 quilómetros quadrados. A área ardida é muito grande, provavelmente equiparada a um terço ou um quarto de todo o nosso concelho”, afirmou aos jornalistas, ao final da tarde.

Este sábado, Vítor Figueiredo lamentou a falta de meios para combater as chamas, sublinhando que quando o incêndio deflagrou apenas puderam contar com “a prata da casa”.

“Os primeiros quatro dias foram muito maus, porque não tivemos qualquer tipo de apoio“, lamentou o autarca, considerando que estas situações “não podem voltar a acontecer”.

“O fogo já aqui anda desde segunda-feira. Tínhamos uma frente quase com 16 quilómetros e apenas cerca de 30 ou 40 voluntários para combater todo este fogo. Nunca tivemos apoio das entidades oficiais. O fogo foi progredindo e atingimos um ponto em que a situação foi catastrófica”, disse, na altura, o autarca.

Abertura de inquérito é uma “extraordinária decisão”

O comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, ANPC. defendeu que a abertura de um inquérito ao combate às chamas em São Pedro do Sul, foi uma “extraordinária decisão”.

“Acho que a abertura do inquérito foi uma extraordinária decisão, porque vai permitir mostrar a excelência do trabalho que o combate realizou nesse incêndio”, defendeu José Manuel Moura, em declarações aos jornalistas.

Questionado sobre se concordava ou não com as críticas feitas pelo autarca, que lamentou a falta de meios e denunciou o facto de o início de o combate às chamas ter sido feito apenas com “a prata da casa”, José Manuel Moura disse que espera “que o inquérito mostre as responsabilidades de todos os intervenientes”.

“Tudo o que foi feito foi tudo muito bem feito, e o inquérito vai demonstrar isso”, defendeu.

ZAP / Lusa / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …

Deputados chumbam divulgação imediata e integral da auditoria ao Novo Banco

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) rejeitaram, esta quarta-feira, o requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco enviado pelo …

Bélgica recoloca Lisboa e região Centro no "vermelho"

As autoridades belgas aliviaram ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, esta quarta-feira, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de …

"É bastante provável que já se esteja a formar a covid-21"

Tudo "o que não sabemos" sobre o coronavírus - e é muita coisa! - é o que mais preocupa o especialista de Saúde Global do Conselho de Relações Externas dos EUA, Yanzhong Huang, que alerta …