Primeiro mapa europeu de minhocas tem dedo de investigador português

Uma equipa de investigadores elaborou um mapa das minhocas existentes na Europa. O ZAP falou com o investigador português que participou no projecto europeu e que explica como este mapeamento pode ajudar à sobrevivência humana.

Este mapa com a distribuição geográfica das minhocas pelos solos europeus foi elaborado com base em dados de oito países, incluindo Portugal.

José Paulo Sousa, professor no Departamento de Zoologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, participou neste projecto e conta ao ZAP aquilo que está na base deste mapeamento, relevando o papel das minhocas na “importância da biodiversidade em termos da manutenção dos chamados serviços de ecossistema, que são prestados pelo ambiente, mas que são importantes para a sobrevivência da espécie humana“.

Engenheiros do ecossistema

(dr) José Paulo Sousa

José Paulo Sousa, professor no Departamento de Zoologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

José Paulo Sousa, professor no Departamento de Zoologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O investigador, que integra vários grupos de trabalho europeus e que se tem dedicado ao estudo da ecologia dos solos, nota que as minhocas, a par das formigas, são dos “organismos mais emblemáticos e mais importantes” em termos do solo. E não é à toa que estes pequenos seres são “denominados engenheiros do ecossistema”.

“São capazes de modificar o solo onde vivem e torná-lo mais habitável para uma série de outras espécies e, portanto, torná-lo mais biodiverso”, explica ao ZAP José Paulo Sousa, que também é investigador no IMAR – Instituto do Mar, Centro do Mar e Ambiente.

As minhocas são “actores principais” no âmbito dos chamados processos biológicos do solo, nomeadamente “em termos do incremento da matéria orgânica, da manutenção da capacidade do solo reter água e evitar fenómenos de erosão”, de “provocar a degradação de compostos poluentes” e de enriquecer o solo com nutrientes, conforme explica o professor da UC.

Evidenciando que há diferentes tipos de minhocas, com funções distintas, José Paulo Sousa afiança que, “se soubermos o que é que cada grupo morfológico faz, podemos tentar perceber melhor qual será o papel delas em diferentes regiões”.

Há minhocas endémicas da Península Ibérica

O mapa resulta da compilação de registos de 3.838 localizações em oito países europeus, entre os quais Portugal, Espanha, França, Irlanda e Alemanha, conforme se evidencia no artigo publicado no jornal Applied Soil Ecology.

Todavia, o território português aparece em branco neste mapa, pois não existe no nosso país “um levantamento tão exaustivo como existe para outros países”, havendo apenas “dados esporádicos” e faltando uma recolha “sistematizada”, nota o investigador.

Mapa Europeu de Minhocas

Futuramente, novos dados serão publicados e a expectativa é de poder dar cor ao mapa no solo nacional.

Está também previsto prosseguir a recolha de dados em termos da totalidade da Península Ibérica que tem algumas minhocas endémicas, que não se encontram em mais lado nenhum na Europa.

Colocar o solo no mapa da política

Para lá do “objectivo científico”, este mapa de minhocas também tem um lado “pedagógico” no sentido de valorizar a importância da biodiversidade e da conservação do solo, frisa o professor da UC.

É que estas temáticas não têm estado “na linha da frente das preocupações ambientais”, nem políticas, não só em Portugal, mas também a nível europeu, salienta José Paulo Sousa.

“O solo começa a aparecer agora como preocupação”, pois surge a “necessidade de preservar o funcionamento dos ecossistemas porque eles providenciam serviços que são úteis para nós”, destaca o investigador.

Mas “não há uma visão integrada do problema“, acrescenta, sublinhando que há apenas, legislação “muito espartilhada” e condicionada por “lóbis e interesses económicos”.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …