Primeiro mamífero extinto devido ao aquecimento global é um roedor australiano

A primeira espécie de mamífero extinta devido ao aquecimento global é um roedor australiano de uma ilha que ficou quase submersa, indica um estudo científico divulgado esta terça-feira.

O único habitat conhecido do pequeno roedor da espécie “Melomys rubicola” é a ilha de Bramble Cay, no Estreito de Torres – que separa a Austrália da Papua-Nova Guiné -, mas cientistas não encontraram nenhum exemplar da espécie depois de terem feito pesquisas no que resta da ilha.

A submersão quase total da ilha e a perda de habitat dos roedores, são “muito provavelmente” a explicação para este desaparecimento, afirmam os autores do estudo realizado pelo departamento de Ambiente da Universidade de Queensland.

Os dados existentes do aumento do nível das águas e os fenómenos climáticos no Estreito de Torres sugerem que “as alterações climáticas provocadas pelo Homem (são) a causa profunda do desaparecimento do roedor de Bramble Cay”, refere o estudo.

O “Melomys rubicola” foi considerado o único mamífero autóctone das ilhas da grande barreira de coral. Foi descoberto em 1845, mas nenhum exemplar desse roedor é visto desde 2009.

Em 2014, os cientistas decidiram lançar pesquisas importantes na esperança de preservar a espécie. Foram utilizadas armadilhas e câmaras, mas nenhum roedor foi visto, “o que confirma que a única população conhecida deste roedor foi extinta”, lê-se no estudo.

Em 2015, a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) atribuiu especialmente às alterações climáticas o desaparecimento do “Geocapromys thoracatus” – ou Rato de Little Sawn Island – um roedor de uma ilha de coral das Honduras. No entanto, verificou-se que um gato introduzido na ilha foi o principal responsável pelo desaparecimento.

“Consequentemente, a conclusão é que a extinção do ‘melomys’ de Bramble Cay se deve ao aumento do nível do mar e à maior incidência de eventos meteorológicos extremos nos últimos anos (…) constituindo provavelmente a primeira extinção documentada de mamíferos devido (ou essencialmente) à alteração climática antropogénica”, segundo o mesmo estudo.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Fernando Pimenta conquista duas medalhas de ouro na Taça do Mundo

O português Fernando Pimenta conquistou este sábado duas medalhas de ouro na Polónia, nas provas de K1 1000 e K1 500 metros. O canoísta do Benfica juntou na tarde deste sábado a medalha de ouro na …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …