Encontrado primeiro exoplaneta na Via Láctea acima do plano galáctico. Tem mil vezes o tamanho da Terra

ESA

O caçador de planetas TESS da agência espacial norte-americana (NASA) ajudou uma equipa internacional de cientistas a descobrir o LHS 1815b, o primeiro exoplaneta já encontrado na Via Láctea a orbitar acima do plano galáctico.

Até agora, os cerca de 4.000 exoplanetaS descobertos na Via Láctea foram encontrados no chamado disco fino do plano galáctico. Contudo, o LHS 1815b, que orbita a anã vermelha LHS 1815 e tem cerca de 1.088 vezes o tamanho da Terra, é diferente.

A maior parte da massa da Via Láctea, a maior parte das estrelas e todo o gás estão concentrados nesse disco fino, com algumas centenas de anos-luz de espessura.

Mas a nossa galáxia tem também um disco espesso, povoado por poucas estrelas – e foi exatamente nesta localização que o novo exoplaneta foi descoberto.

Quase todas as estrelas que “moram” no disco espesso da Via Láctea têm 10 mil milhões de anos e as suas órbitas passam quer acima quer abaixo do plano galáctico.

Recorrendo a dados do projeto Gaia, destinado a mapear a Via Láctea, os cientistas perceberam que este exoplaneta era realmente parte do disco espesso, calculando a sua distância máxima do plano galáctico a 5.870 anos-luz.

Os cientistas acreditam que a descoberta deste planeta representam uma grande oportunidade para observar outros mundos à sua volta, permitindo ainda estudar diferenças na evolução dos planetas a partir de discos finos e espessos.

Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista científica especializada The Astronomical Journal.