Primeiro dinossauro do mundo com armadura de espinhos descoberto na Ásia

Wikimedia

Dinossauro com armadura de espinhos (Ankylozaur)

Uma nova espécie de dinossauro com armadura de espinhos foi descoberta na China e é a mais antiga encontrada na Ásia até à data.

Com uma morfologia distinta, a nova espécie mostra que estes dinossauros podem ter aparecido na altura do Jurássico Primitivo, mas mais cedo do que se calculava anteriormente, segundo a IFL Science.

Juntando-se ao estegossauro e ao Ankylosaurus como membro dos thyreophorans, a nova espécie foi denominada Yuxisaurus kopchicki e é descrita num estudo publicado no eLife, realizado por investigadores da China, dos EUA, e do Museu de História Natural, em Londres.

Tendo vagueado pela província de Yunnan, na China, há cerca de 192 a 174 milhões de anos, é o mais antigo dinossauro com armadura de espinhos, encontrado na Ásia até à data.

Com o corpo como se fosse um tanque, Y. kopchicki tinha uma armadura de espinhos que o teria tornado um adversário forte para os predadores no Jurássico Primitivo.

O seu nome latino presta homenagem ao seu sítio de descoberta com “Yuxisaurus” referindo-se à Prefeitura de Yuxi na China.

A última parte, “kopchicki”, é em honra ao biólogo molecular John J Kopchick, em reconhecimento das suas contribuições para a biologia e para a Universidade Indiana da Pensilvânia, a casa académica de alguns dos autores do artigo.

Segundo Shundong Bi, professor na Universidade Indiana da Pensilvânia e autor sénior do artigo, era muito provável um dinossauro daqueles andar sobre quatro pernas, mas também poderia ter sido capaz de andar sobre apenas duas.

A anatomia e o comportamento do dinossauro foram recolhidos de um esqueleto incompleto, composto por restos do crânio, mandíbula, ombros, membros e espinhos.

Embora não seja o quadro completo, revelam estruturas únicas à volta da cabeça e representam um dos espécimes mais completos e melhor conservados desta época e região.

“Embora tenhamos tido fragmentos fascinantes de dinossauros primitivos com armadura de espinhos da Ásia, esta é a primeira vez que temos material suficiente para reconhecer uma nova espécie da região e investigar a sua história evolutiva”, disse Paul Barrett, Investigador de Mérito do Museu de História Natural.

“Espero que seja o primeiro de muitos dinossauros novos das localidades a serem descobertos pelos meus colegas em Yunnan”, acrescentou.

A descoberta segue os passos de Bashanosaurus primitivus, uma nova espécie de estegossauro apresentada ao mundo no início deste mês.

Também oriundo da Ásia, o pequeno dinossauro andava a pavonear-se há cerca de 160 milhões de anos e pode representar o estegossauro mais antigo do mundo.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.