Uma nova espécie de dinossauro com armadura de espinhos foi descoberta na China e é a mais antiga encontrada na Ásia até à data.
Com uma morfologia distinta, a nova espécie mostra que estes dinossauros podem ter aparecido na altura do Jurássico Primitivo, mas mais cedo do que se calculava anteriormente, segundo a IFL Science.
Juntando-se ao estegossauro e ao Ankylosaurus como membro dos thyreophorans, a nova espécie foi denominada Yuxisaurus kopchicki e é descrita num estudo publicado no eLife, realizado por investigadores da China, dos EUA, e do Museu de História Natural, em Londres.
Tendo vagueado pela província de Yunnan, na China, há cerca de 192 a 174 milhões de anos, é o mais antigo dinossauro com armadura de espinhos, encontrado na Ásia até à data.
Com o corpo como se fosse um tanque, Y. kopchicki tinha uma armadura de espinhos que o teria tornado um adversário forte para os predadores no Jurássico Primitivo.
New dinosaur just dropped (again) 🦕
Say hello to Yuxisaurus kopchicki, the earliest known armoured dinosaur from Asia!
Listen to Prof Paul Barrett (@NHMdinolab) as he explains a little more about Yuxisaurus and what it means to our understanding of how these animals evolved 👇 pic.twitter.com/nN92Kf1G58
— Natural History Museum (@NHM_London) March 15, 2022
O seu nome latino presta homenagem ao seu sítio de descoberta com “Yuxisaurus” referindo-se à Prefeitura de Yuxi na China.
A última parte, “kopchicki”, é em honra ao biólogo molecular John J Kopchick, em reconhecimento das suas contribuições para a biologia e para a Universidade Indiana da Pensilvânia, a casa académica de alguns dos autores do artigo.
Segundo Shundong Bi, professor na Universidade Indiana da Pensilvânia e autor sénior do artigo, era muito provável um dinossauro daqueles andar sobre quatro pernas, mas também poderia ter sido capaz de andar sobre apenas duas.
A anatomia e o comportamento do dinossauro foram recolhidos de um esqueleto incompleto, composto por restos do crânio, mandíbula, ombros, membros e espinhos.
Embora não seja o quadro completo, revelam estruturas únicas à volta da cabeça e representam um dos espécimes mais completos e melhor conservados desta época e região.
“Embora tenhamos tido fragmentos fascinantes de dinossauros primitivos com armadura de espinhos da Ásia, esta é a primeira vez que temos material suficiente para reconhecer uma nova espécie da região e investigar a sua história evolutiva”, disse Paul Barrett, Investigador de Mérito do Museu de História Natural.
“Espero que seja o primeiro de muitos dinossauros novos das localidades a serem descobertos pelos meus colegas em Yunnan”, acrescentou.
A descoberta segue os passos de Bashanosaurus primitivus, uma nova espécie de estegossauro apresentada ao mundo no início deste mês.
Também oriundo da Ásia, o pequeno dinossauro andava a pavonear-se há cerca de 160 milhões de anos e pode representar o estegossauro mais antigo do mundo.