Vem aí a primeira greve sindical de enfermeiros no Reino Unido

Em 106 anos, o Royal College of Nursing nunca tinha aprovado uma greve nacional. Enfermeiros estão contra a “facada financeira”.

Foi aprovada a primeira greve organizada pelo Royal College of Nursing, o sindicato dos enfermeiros no Reino Unido.

É um momento histórico: o Royal College of Nursing foi fundado em 1916 e, ao longo dos seus 106 anos, nunca tinha aprovado uma greve nacional.

O sindicato avisa que centenas de milhares de enfermeiros deverão aderir à greve – não foi divulgada a data, ainda.

Os profissionais lutam por melhores salários – querem aumentos de 5% acima da inflação (que está em 12%).

Os salários dos enfermeiros com alguns ou muitos anos de carreira desceram 20% nos últimos 12 anos, avisa o Royal College of Nursing, que alerta: cada enfermeiro está a trabalhar de borla um dia por semana.

De acordo com a Sky News, muitos dos maiores hospitais ingleses vão ser afectados pela greve.

“A raiva passou à acção – os nossos membros dizem que já chega. A voz dos enfermeiros no Reino Unido é forte e vou certificar-me de que será escutada. Não vamos tolerar uma facada financeira“, avisou Pat Cullen, secretário-geral do sindicato.

O Governo já reagiu, lamentando esta decisão e lembrando que aumentou em pelo menos 1.400 libras o salário de mais de um milhão de trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, ao longo deste ano.

Motoristas de ambulâncias, vigilantes em hospitais e profissionais da limpeza também estão a discutir se avançam para greves em breve.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.