Há 180 anos, um cientista tirou a primeira fotografia da Lua

John William Draper / Wikimedia

A primeira fotografia da Lua, tirada a 26 de março de 1840

Há precisamente 180 anos, um cientista tirou a primeira fotografia da Lua. Esta é considerada a primeira imagem da história da astrofotografia.

Há precisamente 180 anos, no dia 23 de março de 1840, John William Draper, professor de Química na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, tirou a primeira fotografia de um objeto astronómico: a Lua.

De acordo com a agência Europa Press, que recorda o feito, a conquista só foi possível com uma imagem de daguerreótipo de 20 minutos de duração, com recurso a um telescópio refletor de 13 polegadas.

A primeira tentativa conhecida de fotografia astronómica foi a do francês Louis Daguerre, inventor do daguerreótipo, que, em 1839, também tentou fotografar a Lua. No entanto, alguns erros fizeram com que o produto final fosse um simples borrão.

Portanto, explica a agência espanhola, a fotografia de Draper é considerada a primeira da história da astrofotografia.

John William Draper, nascido a 5 de maio de 1811, em Inglaterra, mudou-se com a família para os EUA em 1832. Foi professor de Medicina na mesma universidade nova-iorquina, tendo sido um dos fundadores da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque.

O britânico também fez importantes pesquisas na área da fotoquímica e escreveu vários livros de História. E foi ainda o primeiro presidente da American Chemical Society, entre 1876 e 1877. Morreu a  4 de janeiro de 1882.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP sobe fasquia no OE2021. Quer mais um escalão de IRS

O PCP quer que o Orçamento do Estado para 2021 contemple a criação de um novo escalão de IRS, segundo uma das dezenas propostas de alteração ao documento que os comunistas fizeram chegar ao Parlamento. Em …

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …