Há 180 anos, um cientista tirou a primeira fotografia da Lua

John William Draper / Wikimedia

A primeira fotografia da Lua, tirada a 26 de março de 1840

Há precisamente 180 anos, um cientista tirou a primeira fotografia da Lua. Esta é considerada a primeira imagem da história da astrofotografia.

Há precisamente 180 anos, no dia 23 de março de 1840, John William Draper, professor de Química na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, tirou a primeira fotografia de um objeto astronómico: a Lua.

De acordo com a agência Europa Press, que recorda o feito, a conquista só foi possível com uma imagem de daguerreótipo de 20 minutos de duração, com recurso a um telescópio refletor de 13 polegadas.

A primeira tentativa conhecida de fotografia astronómica foi a do francês Louis Daguerre, inventor do daguerreótipo, que, em 1839, também tentou fotografar a Lua. No entanto, alguns erros fizeram com que o produto final fosse um simples borrão.

Portanto, explica a agência espanhola, a fotografia de Draper é considerada a primeira da história da astrofotografia.

John William Draper, nascido a 5 de maio de 1811, em Inglaterra, mudou-se com a família para os EUA em 1832. Foi professor de Medicina na mesma universidade nova-iorquina, tendo sido um dos fundadores da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque.

O britânico também fez importantes pesquisas na área da fotoquímica e escreveu vários livros de História. E foi ainda o primeiro presidente da American Chemical Society, entre 1876 e 1877. Morreu a  4 de janeiro de 1882.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …

China. PCC aposta na tecnologia interna e na repressão em Hong Kong

Os órgãos consultivos e legislativos da China vão reunir-se a partir desta quinta-feira e aprovar as diretivas da Partido Comunista Chinês (PCC), que aposta em políticas que tornem o país menos dependente do exterior, tanto nas …

Pela primeira vez, um país europeu envia refugiados de volta para a Síria. Damasco já é "segura"

A Dinamarca retirou a 94 refugiados sírios as suas autorizações de residência após decidir que Damasco e as suas regiões vizinhas são agora seguras para as pessoas voltarem às suas casas. De acordo com o jornal …