Há 180 anos, um cientista tirou a primeira fotografia da Lua

John William Draper / Wikimedia

A primeira fotografia da Lua, tirada a 26 de março de 1840

Há precisamente 180 anos, um cientista tirou a primeira fotografia da Lua. Esta é considerada a primeira imagem da história da astrofotografia.

Há precisamente 180 anos, no dia 23 de março de 1840, John William Draper, professor de Química na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, tirou a primeira fotografia de um objeto astronómico: a Lua.

De acordo com a agência Europa Press, que recorda o feito, a conquista só foi possível com uma imagem de daguerreótipo de 20 minutos de duração, com recurso a um telescópio refletor de 13 polegadas.

A primeira tentativa conhecida de fotografia astronómica foi a do francês Louis Daguerre, inventor do daguerreótipo, que, em 1839, também tentou fotografar a Lua. No entanto, alguns erros fizeram com que o produto final fosse um simples borrão.

Portanto, explica a agência espanhola, a fotografia de Draper é considerada a primeira da história da astrofotografia.

John William Draper, nascido a 5 de maio de 1811, em Inglaterra, mudou-se com a família para os EUA em 1832. Foi professor de Medicina na mesma universidade nova-iorquina, tendo sido um dos fundadores da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque.

O britânico também fez importantes pesquisas na área da fotoquímica e escreveu vários livros de História. E foi ainda o primeiro presidente da American Chemical Society, entre 1876 e 1877. Morreu a  4 de janeiro de 1882.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.