Há 180 anos, um cientista tirou a primeira fotografia da Lua

John William Draper / Wikimedia

A primeira fotografia da Lua, tirada a 26 de março de 1840

Há precisamente 180 anos, um cientista tirou a primeira fotografia da Lua. Esta é considerada a primeira imagem da história da astrofotografia.

Há precisamente 180 anos, no dia 23 de março de 1840, John William Draper, professor de Química na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, tirou a primeira fotografia de um objeto astronómico: a Lua.

De acordo com a agência Europa Press, que recorda o feito, a conquista só foi possível com uma imagem de daguerreótipo de 20 minutos de duração, com recurso a um telescópio refletor de 13 polegadas.

A primeira tentativa conhecida de fotografia astronómica foi a do francês Louis Daguerre, inventor do daguerreótipo, que, em 1839, também tentou fotografar a Lua. No entanto, alguns erros fizeram com que o produto final fosse um simples borrão.

Portanto, explica a agência espanhola, a fotografia de Draper é considerada a primeira da história da astrofotografia.

John William Draper, nascido a 5 de maio de 1811, em Inglaterra, mudou-se com a família para os EUA em 1832. Foi professor de Medicina na mesma universidade nova-iorquina, tendo sido um dos fundadores da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque.

O britânico também fez importantes pesquisas na área da fotoquímica e escreveu vários livros de História. E foi ainda o primeiro presidente da American Chemical Society, entre 1876 e 1877. Morreu a  4 de janeiro de 1882.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …