/

A Primavera chegou semanas antes. E está a causar estragos

A temperatura alta ainda em Fevereiro pode animar as pessoas que gostam de praia – mas não animam quem está atento à natureza e à agricultura.

Os exemplos surgem nos Estados Unidos da América mas, como sabemos, há casos semelhantes em diversos locais do planeta.

Diversos pontos dos EUA registaram um dos Invernos mais quentes de sempre, nestes meses Janeiro e Fevereiro. Temperaturas altas raramente vistas; em Nova Iorque, por exemplo.

Na prática, avisa a Bloomberg, a Primavera chegou semanas antes do seu início oficial (20 de Março).

A temperatura alta ainda em Fevereiro pode animar as pessoas que gostam de praia – mas não animam quem está atento à natureza e à agricultura. A vida selvagem sai prejudicada desta mudança.

As plantas deixam a dormência mais cedo do que seria suposto. A dormência é a inibição temporária do crescimento das plantas ou partes das plantas – que depois é retomado na presença de determinados estímulos ambientais (e os estímulos chegam mais cedo). Isso afecta os animais que migram.

Esta Primavera precoce também pode contribuir para a propagação de doenças por parte de mosquitos, como a de Lyme; e surgem mais alergias porque o pólen anda por aí durante mais tempo

Os números, os estudos, reforçam a ideia de que o Inverno está a aquecer muito rapidamente por causa, essencialmente, do aquecimento global causado pela queima de combustíveis fósseis.

E por falar em mercados, também as empresas de energia se queixam: a procura por aquecimento desceu para cerca de metade, comparando com o ano anterior.

Por outro lado, se uma espécie de explosão fria tardia chegar depois, o congelamento pode danificar as árvores e os seus frutos. Uma onda de frio iria danificar as plantas que entretanto já surgiram precocemente.

O Oceano Pacífico também tem contribuído, através de uma bolsa de água quente no norte, que fez aumentar a temperatura.

Aviso reforçado: os Invernos amenos e o início da Primavera desequilibram o motor perfeitamente ajustado da natureza.

Exemplo: pássaros, insectos e plantas. A regra é: atraídos por uma determinada altura do Sol na América do Norte, os pássaros chegam e alimentam-se de insectos – que, por sua vez, são despertados pelo calor da Primavera e que polinizam as plantas que começam a florescer. Mas se as plantas nascerem mais cedo que o previsto, os insectos ainda não estão prontos e os pássaros perdem as suas refeições e têm de migrar para outro local.

Por fim, a agricultura. Também é obviamente afectada porque depende directamente do clima e, aqui, a previsibilidade é importante. É mais difícil trabalhar no campo quando não se sabe o que o clima vai ditar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.