Presidente do Comité Olímpico japonês demite-se devido a alegada corrupção

Kimimasa Mayama / EPA

Tsunekazu Takeda, presidente do Comité Olímpico do Japão

O presidente do Comité Olímpico japonês, Tsunekazu Takeda, declarou esta terça-feira que vai renunciar ao cargo no fim do mandato, em junho, devido às alegações de corrupção na candidatura bem-sucedida de Tóquio para sediar os Jogos Olimpícos de 2020.

Tsunekazu Takeda, de 71 anos, é um ex-atleta olímpico de hipismo, que competiu nos Jogos Olímpicos de 1972 e 1976, ocupando igualmente a presidência da Comissão de Marketing do Comité Olímpico Internacional (COI).

Embora afirme que está inocente e pretenda servir o resto de seu décimo mandato como presidente, vai deixar as funções em junho, demitindo-se também do COI, informou a NPR.

“Não acredito que tenha feito nada ilegal”, disse Tsunekazu Takeda, numa entrevista coletiva que ocorreu esta terça-feira, apontou a Reuters. Questionado sobre o facto de não se afastar agora, indicou que, apesar de lhe custar ter causado “tanto rebuliço”, acredita que é da sua responsabilidade cumprir o resto do mandato.

Tsunekazu Takeda foi presidente do comité de candidatura de Tóquio, que conquistou os Jogos de 2020 numa votação do COI, em 2013, superando Istambul (Turquia) e Madrid (Espanha), conquista que está agora sob investigação.

De acordo com o New York Times, promotores franceses envolvidos na investigação suspeitam que o comité de candidatura de Tóquio tenha paga a membros do comité olímpico africano para ganhar votos. A suspeita terá sido levantada devido a alegados pagamentos feitos em conexão com o processo de Papa Massata Diack, ex-representante de marketing da Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Segundo o jornal norte-americano, as autoridades francesas já haviam tentado extraditar Papa Massata Diack do Senegal, acusado de ter ajudado a manipular a entrega dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O mesmo declarou “que o racismo e o ciúme estão por trás dessas acusações”.

Em 2016, os promotores franceses revelaram que o comité de Tóquio havia feito pagamentos de mais de 2 milhões de dólares (cerca de 1,77 milhões de euros) à Black Tidings, uma empresa de Singapura dirigida por um amigo próximo de Papa Massata Diack.

No seguimento dessa revelação, as autoridades japonesas questionaram o Tsunekazu Takeda sobre os pagamentos, concluindo que eram destinados a trabalhos de consultoria. O Comité Olímpico Japonês mantém a afirmação de que eram legítimos.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam em menos de 500 dias e o Japão está a gastar cerca de 25 mil milhões de dólares (aproximadamente 22 mil milhões de euros) na sua organização, observou a NPR.

“Quero afastar-me para dar espaço, para que a geração mais jovem se eleve e lidere o caminho”, afirmou Tsunekazu Takeda. “Em junho, vou deixar os cargos para que o torneio possa ser realizado em paz”, acrescentou.

Para o Japão, os jogos de 2020 são um emblema do ressurgimento do país, como relatou a NPR em 2013: “As autoridades de Tóquio também promoveram a candidatura da sua cidade como um novo capítulo para o Japão, que ainda se está a recuperar do tsunami e do terramoto que devastou partes do país, em 2011. Os organizadores planeiam ter portadores olímpicos [com tochas] a correr pelas áreas atingidas pelo tsunami”.

Em dezembro de 2018, o presidente do COI, Thomas Bach, elogiou Tóquio, indicando que não se lembrava de uma cidade-sede tão bem preparada para sediar os jogos. Mas essa preparação tem um preço: os jogos de Tóquio provavelmente custarão três vezes mais do que os organizadores previram em 2013.

Tsunekazu Takeda é um membro distante da família real japonesa, bisneto do imperador Meiji, que governou no final do século 19 e no início do século 20.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …