Presidente do Comité Olímpico japonês demite-se devido a alegada corrupção

Kimimasa Mayama / EPA

Tsunekazu Takeda, presidente do Comité Olímpico do Japão

O presidente do Comité Olímpico japonês, Tsunekazu Takeda, declarou esta terça-feira que vai renunciar ao cargo no fim do mandato, em junho, devido às alegações de corrupção na candidatura bem-sucedida de Tóquio para sediar os Jogos Olimpícos de 2020.

Tsunekazu Takeda, de 71 anos, é um ex-atleta olímpico de hipismo, que competiu nos Jogos Olímpicos de 1972 e 1976, ocupando igualmente a presidência da Comissão de Marketing do Comité Olímpico Internacional (COI).

Embora afirme que está inocente e pretenda servir o resto de seu décimo mandato como presidente, vai deixar as funções em junho, demitindo-se também do COI, informou a NPR.

“Não acredito que tenha feito nada ilegal”, disse Tsunekazu Takeda, numa entrevista coletiva que ocorreu esta terça-feira, apontou a Reuters. Questionado sobre o facto de não se afastar agora, indicou que, apesar de lhe custar ter causado “tanto rebuliço”, acredita que é da sua responsabilidade cumprir o resto do mandato.

Tsunekazu Takeda foi presidente do comité de candidatura de Tóquio, que conquistou os Jogos de 2020 numa votação do COI, em 2013, superando Istambul (Turquia) e Madrid (Espanha), conquista que está agora sob investigação.

De acordo com o New York Times, promotores franceses envolvidos na investigação suspeitam que o comité de candidatura de Tóquio tenha paga a membros do comité olímpico africano para ganhar votos. A suspeita terá sido levantada devido a alegados pagamentos feitos em conexão com o processo de Papa Massata Diack, ex-representante de marketing da Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Segundo o jornal norte-americano, as autoridades francesas já haviam tentado extraditar Papa Massata Diack do Senegal, acusado de ter ajudado a manipular a entrega dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O mesmo declarou “que o racismo e o ciúme estão por trás dessas acusações”.

Em 2016, os promotores franceses revelaram que o comité de Tóquio havia feito pagamentos de mais de 2 milhões de dólares (cerca de 1,77 milhões de euros) à Black Tidings, uma empresa de Singapura dirigida por um amigo próximo de Papa Massata Diack.

No seguimento dessa revelação, as autoridades japonesas questionaram o Tsunekazu Takeda sobre os pagamentos, concluindo que eram destinados a trabalhos de consultoria. O Comité Olímpico Japonês mantém a afirmação de que eram legítimos.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam em menos de 500 dias e o Japão está a gastar cerca de 25 mil milhões de dólares (aproximadamente 22 mil milhões de euros) na sua organização, observou a NPR.

“Quero afastar-me para dar espaço, para que a geração mais jovem se eleve e lidere o caminho”, afirmou Tsunekazu Takeda. “Em junho, vou deixar os cargos para que o torneio possa ser realizado em paz”, acrescentou.

Para o Japão, os jogos de 2020 são um emblema do ressurgimento do país, como relatou a NPR em 2013: “As autoridades de Tóquio também promoveram a candidatura da sua cidade como um novo capítulo para o Japão, que ainda se está a recuperar do tsunami e do terramoto que devastou partes do país, em 2011. Os organizadores planeiam ter portadores olímpicos [com tochas] a correr pelas áreas atingidas pelo tsunami”.

Em dezembro de 2018, o presidente do COI, Thomas Bach, elogiou Tóquio, indicando que não se lembrava de uma cidade-sede tão bem preparada para sediar os jogos. Mas essa preparação tem um preço: os jogos de Tóquio provavelmente custarão três vezes mais do que os organizadores previram em 2013.

Tsunekazu Takeda é um membro distante da família real japonesa, bisneto do imperador Meiji, que governou no final do século 19 e no início do século 20.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …