Presidente do INEM investigado por transporte de amiga de helicóptero

INEM.pt

A intervenção do presidente do INEM, Paulo Campos, está a ser investigada no caso em que ele autorizou um helicóptero de emergência médica a transportar uma amiga, uma doente terminal, contra as regras estabelecidas.

Este caso, que ocorreu em Janeiro passado, foi divulgado pela SIC e é destaque na edição desta sexta-feira do JN.

O diário avança que Paulo Campos foi ao Hospital de Cascais, onde a amiga estava internada, dando ordens para a sua transferência, de helicóptero, para o Hospital de Abrantes.

A mulher, uma doente terminal com cancro do pulmão em estado avançado, estaria a fazer quimioterapia paliativa, pelo que o seu transporte em helicóptero era uma “contra-indicação absoluta“, conforme as regras do INEM.

O presidente do INEM ter-se-á apresentado no hospital como “médico assistente amigo da família“, justificando assim a indicação para o transporte de helicóptero.

Contactado pelo Jornal de Notícias, Paulo Campos terá dito que não tinha noção de que a amiga estava em estado terminal e que achava tratar-se de uma “doente crítica, sem prognóstico definido” e sem vaga na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Cascais.

A revista Visão adianta que a Inspecção Geral das Actividades em Saúde (IGAS) já abriu um processo de averiguações ao caso, e de acordo com o Jornal de Notícias o Hospital de Abrantes estará também a analisar a situação.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas que novidade… até parece que nunca se viram helicopteros do INEM a passear. Quem quizer, mando fotos dum a passear em frente à Costa Nova/Aveiro.
    É de facto um passeio bonito… sobrevoar a ria a 100ft… e eu que o diga, que já o fiz muitas vezes…!!

RESPONDER

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …

Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco. "Portugal é um Estado de direito que cumpre …

Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação. A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, …

Ford encomenda 12 frigoríficos ultrafrios para distribuir vacinas aos funcionários

Numa altura em que já são conhecidas algumas vacinas no combate à covid-19, a empresa americana antecipa-se e já encomendou 12 frigoríficos ultrafrios para armazenar as injeções e depois distribuí-las aos seus funcionários. Neste sentido, a …

Alemanha vai compensar soldados que sofreram discriminação por serem homossexuais

O Ministério da Defesa da Alemanha anunciou ontem que quer compensar legalmente todos os soldados que, até 2 de Julho de 2000, foram prejudicados devido à sua orientação sexual ou identidade de género. O projeto de …

Árbitros que não sabem as regras: golo foi anulado depois de a bola voltar a rolar

Encontro entre Ceará e São Paulo pode não ter terminado na noite passada. Haverá continuação "na secretaria" por causa de um golo que foi anulado, pela segunda vez, já depois de o jogo ter sido …

Restauração em protesto no Parlamento. "Estão a matar quem quer trabalhar"

Várias centenas de empresários e trabalhadores da restauração, bares, discotecas, cultura, eventos, alojamento e táxis manifestaram-se, esta quarta-feira, em frente ao Parlamento. "Portugal não pode ser menu completo para uns, meia dose para outros e, para …

França quer punir médicos que façam testes de virgindade (mas isso pode prejudicar mulheres)

A possibilidade de banir os testes de virgindade estão a dividir França. Enquanto uns consideram-nos "bárbaros", outros alertam para as possíveis consequências violentas que algumas mulheres poderão sofrer se não os fizerem. Segundo a Organização Mundial …