Presidente do INEM investigado por transporte de amiga de helicóptero

INEM.pt

A intervenção do presidente do INEM, Paulo Campos, está a ser investigada no caso em que ele autorizou um helicóptero de emergência médica a transportar uma amiga, uma doente terminal, contra as regras estabelecidas.

Este caso, que ocorreu em Janeiro passado, foi divulgado pela SIC e é destaque na edição desta sexta-feira do JN.

O diário avança que Paulo Campos foi ao Hospital de Cascais, onde a amiga estava internada, dando ordens para a sua transferência, de helicóptero, para o Hospital de Abrantes.

A mulher, uma doente terminal com cancro do pulmão em estado avançado, estaria a fazer quimioterapia paliativa, pelo que o seu transporte em helicóptero era uma “contra-indicação absoluta“, conforme as regras do INEM.

O presidente do INEM ter-se-á apresentado no hospital como “médico assistente amigo da família“, justificando assim a indicação para o transporte de helicóptero.

Contactado pelo Jornal de Notícias, Paulo Campos terá dito que não tinha noção de que a amiga estava em estado terminal e que achava tratar-se de uma “doente crítica, sem prognóstico definido” e sem vaga na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Cascais.

A revista Visão adianta que a Inspecção Geral das Actividades em Saúde (IGAS) já abriu um processo de averiguações ao caso, e de acordo com o Jornal de Notícias o Hospital de Abrantes estará também a analisar a situação.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas que novidade… até parece que nunca se viram helicopteros do INEM a passear. Quem quizer, mando fotos dum a passear em frente à Costa Nova/Aveiro.
    É de facto um passeio bonito… sobrevoar a ria a 100ft… e eu que o diga, que já o fiz muitas vezes…!!

RESPONDER

Merkel sofre ataque de tremores durante cerimónia com Presidente ucraniano

A chanceler alemã mostrou-se instável e com tremores, enquanto recebia o Presidente da Ucrânia numa visita oficial ao país, situação que a própria atribuiu, mais tarde, ao calor e falta de hidratação. As imagens de Angela …

Autoridades japonesas levantam alerta de tsunami após sismo de 6,8

A Agência Nacional de Meteorologia do Japão levantou o alerta de tsunami dado, esta terça-feira, depois de um sismo de magnitude de 6,8 na escala de Richter na zona costeira do noroeste do país. Segundo as …

Boris Johnson vence segunda volta. Dominic Raab fora da corrida

O antigo ministro para o Brexit foi eliminado, esta terça-feira, na segunda volta da eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, a qual foi novamente dominada por Boris Johnson. Dominic Raab, um eurocético …

Islândia: 75 anos de independência de um dos países mais ricos do mundo

A Islândia, um dos países mais ricos do mundo, no qual metade do parlamento é composto por mulheres e 90% da energia consumida é renovável, comemorou na segunda-feira 75 anos de independência. Segundo noticiou a TSF, …

Mágico indiano morre afogado ao tentar recriar truque de Houdini

A polícia indiana recuperou o corpo do mágico Chanchal Lahiri, que se afogou no rio Hooghly, em Bengala Ocidental, no domingo, quando tentava recriar um dos famosos truques do húngaro-americano Harry Houdini. Segundo noticiou o Guardian …

A Genius provou com código Morse que a Google lhe estava a roubar letras de músicas

A Genius, conhecida pelo site que permite publicar e analisar letras de músicas, acusa a Google de lhe roubar conteúdo e diz que tem provas disso. A descoberta foi possível graças a uma "armadilha" recorrendo …

Sócrates anunciado como novo colunista em revista brasileira

José Sócrates foi anunciado pela revista semanal brasileira Carta Capital como novo colunista. O político português é descrito como um "atento analista da geopolítica global". A revista brasileira Carta Capital, assumidamente de esquerda, anunciou um painel …

Acordo com motoristas de matérias perigosas terá impacto nos preços dos combustíveis

O presidente executivo da Prio, Pedro Morais Leitão, considera que foi alcançada “uma solução rápida” para a greve dos motoristas de matérias perigosas, mas alerta que o acordo terá impacto no preço dos combustíveis no …

No próximo ano letivo, as férias de Natal vão ter três semanas

O calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário foi publicado esta terça-feira em Diário da República. De acordo com o Diário da República, …

Preços das casas em Lisboa já entraram em forte desaceleração

No primeiro trimestre do ano verificou-se uma forte desaceleração do aumento dos preços em Lisboa, deixando indicações claras de que as duas maiores cidades do país estão a reduzir a intensidade na valorização dos preços, …