Presidente do Conselho Europeu pede aos 28 que aceitem 100 mil refugiados

2

Πρωθυπουργός της Ελλάδας

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, apelou esta quinta-feira aos Estados-membros da União Europeia (UE) para aceitarem pelo menos 100 mil refugiados, de modo a aliviar a pressão nos países da chamada “linha da frente”.

“Aceitar mais refugiados é um gesto importante de verdadeira solidariedade”, disse Tusk, salientando ser atualmente necessária “uma distribuição equitativa de pelo menos 100 mil refugiados pelos Estados-membros”.

“Apelo a todos os dirigentes da UE para demonstrarem solidariedade com os Estados-membros que enfrentam uma vaga migratória sem precedente”, salientou Tusk, que falava, em conferência de imprensa, após uma reunião conjunta com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban.

Antes, o presidente do Conselho Europeu, discursando perante os embaixadores da UE, tinha alertado para o risco de uma divisão Este/Oeste por causa do acolhimento aos refugiados.

Em julho, o Conselho Europeu recusaram uma proposta da Comissão Europeia de estabelecer quotas obrigatórias para reinstalação e recolocação de refugiados, tendo os chefes de Estado e de Governo dos 28 chegado a acordo para o acolhimento de 32 mil pessoas oriundas da Síria e da Eritreia, aquém das 40 mil propostas pelo executivo comunitário, em maio.

/Lusa

2 Comments

  1. Outra coisa que não entendo é porque razão não consigo ver na lista dos Países de acolhimento não vejo a Bélgica e outros….Eu sei o que é…desenrasquem-se a acolham estes tristes que nós aplaudimos e ainda vos damos algum dinheiro…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.