Presidente Bashar al-Assad é candidato à reeleição

james_gordon_losangeles / Flickr

Bashar al-Assad, Presidente da Síria

Bashar al-Assad, Presidente da Síria

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, no poder desde 2000, anunciou a sua candidatura às presidenciais de 3 de junho, informou o presidente do Parlamento, Mohammad al-Lahham.

“Eu, cidadão Bashar Hafez al-Assad, quero apresentar a minha candidatura ao posto de Presidente da República Síria”, indicou o chefe de Estado numa carta lida no Parlamento por Lahham.

As eleições presidenciais de 3 de junho foram marcadas apesar da guerra na Síria, resultado da repressão violenta dos protestos pacíficos contra o regime iniciados em março de 2011.

O conflito já matou mais de 150.000 pessoas e causou mais de nove milhões de deslocados e refugiados. Vastas zonas do território sírio não são controladas pelo Governo.

Sétimo candidato a apresentar-se às eleições, Assad, de 48 anos, cujo mandato termina a 17 de julho, deve ser novamente reeleito.

No início de março, o Parlamento sírio votou uma lei que exclui de facto uma participação nas próximas presidenciais da oposição no exílio, cuja principal reivindicação é a partida de Assad.

Na carta lida no Parlamento, Bashar al-Assad faz um apelo ao voto.

“Os que desejarem exprimir a sua alegria e apoio em relação a qualquer candidato às presidenciais devem comportar-se com sentido de responsabilidade nacional e deslocaram-se às urnas na data marcada”, disse.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.