Pré-candidato à presidência da Nicarágua é detido a mando do governo. É já o sétimo

fotospresidencia_sv / Flickr

Daniel Ortega, Presidente da Nicarágua

Legislação do país impede que os indivíduos que se encontrem a ser investigados ou detidos concorram a cargos públicos. Daniel Ortega está na liderança do país desde 2007, promovendo ao longo dos anos diversas estratégias que lhe permitam estender o mandato para além do previsto na Constituição.

O pré-candidato à presidência da Nicarágua Noel Vidaurre foi detido este sábado e colocado em prisão domiciliária, num ato que terá sido ordenado pelas forças do regime liderado por Daniel Ortega. Ao longo dos últimos meses contam-se já sete pré-candidatos presos, entre ativistas e líderes da oposição, detidos, numa clara manobra de Ortega para condicionar o processo democrático no país — com quatro detenções a acontecerem em apenas uma semana, durante o mês de junho.

Esta não é, de resto, a única estratégia do chefe de Estado em que se encontra no poder desde 2007 para prolongar o seu mandato. A perseguição de jornalistas tem sido uma constante, com grande parte dos títulos da imprensa independente a desaparecerem desde que Ortega assumiu a presidência.

Em 2014, o presidente também fez alterações na constituição, promovendo reformas que lhe permitiam estender o mandato para além do período tido como legal.

Perante as críticas da comunidade internacional — e a aplicação de sanções —, Daniel Ortega defende-se apelidando os detidos de “criminosos” que obtêm financiamento dos Estados Unidos para organizar um golpe de Estado na Nicarágua, aponta a DW.

Aquando da detenção de sábado, Noel Vidaurre não foi informado sobre os motivos que estiveram na sua origem, apesar de a acusação fazer referência a tentativas de “minar a independência, a soberania, a autodeterminação e incitar a intervenção estrangeira”.

O pré-candidato da Aliança de Cidadãos pela Liberdade, por sua vez, afirma nunca ter apelado para que a Nicarágua fosse “sancionada nem nada parecido”. “Não sei qual é o motivo para a minha prisão. Não me foi explicado absolutamente nada”, explicou Vidaurre.

As sucessivas detenções já motivaram uma reação dos Estados Unidos, que, através da sua diplomata para a América Latina, Julie Chung, criticou as atitudes do regime de Ortega.

As eleições na Nicarágua estão marcadas para 7 de novembro, com o período de inscrição das candidaturas a decorrer entre 28 de julho e 2 de agosto. De acordo com a legislação do país, os indivíduos que se encontrem a ser investigados ou detidos não podem concorrer a cargos públicos.

Vidaurre está a ser investigado no âmbito da polémica Lei de Defesa dos Direitos do Povo à Independência, Soberania e Autodeterminação, aprovada em dezembro do ano passado com urgência pela Assembleia Nacional e por influência do governo de Daniel Ortega.

Outros nomes

Para além de Noel Vidaurre, na lista de detenções promovidas pelo regime de Ortega constam os nomes de outros pré-candidatos presidenciais da oposição, como Cristiana Chamorro, Arturo Cruz, Félix Maradiaga, Juan Sebastián Chamorro, Miguel Mora e Medardo Mairena.

Além destes, encontram-se também detidos dois ex-vice-chanceleres, dois históricos dissidentes do regime e ex-guerrilheiros, um líder empresarial, um banqueiro, uma ex-primeira-dama, dois líderes estudantis, um jornalista, dois ex-trabalhadores de ONGs e um motorista de Cristiana Chamorro.

María Asunción Moreno, professora de Direito e advogada, foi proposta como candidata da Aliança Cívica pela Justiça e a Democracia, mas ninguém sabe do seu paradeiro desde que há duas semanas saiu de casa para prestar depoimento ao Ministério Público no âmbito do processo em que estava a ser investigada.

Outro opositor, Luis Fley, um dos 11 candidatos à presidência, deixou a Nicarágua e anunciou, do exílio, que por razões de segurança desistiria da corrida presidencial.

ARM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …