Premier League: ninguém pode ver pela TV os jogos das 15h. Porquê?

Se estiver a passar na televisão um Manchester United-Liverpool, as equipas mais pequenas terão as bancadas vazias. O argumento foi apresentado pelo presidente do Burnley, há mais de 50 anos. E a regra mantém-se.

O assunto voltou a ser destacado neste fim-de-semana por causa do regresso de Cristiano Ronaldo à Premier League. Quase 73 mil pessoas foram a Old Trafford para vibrarem perto do português; mas os milhões de adeptos residentes em Inglaterra que não estiveram no estádio não viram o jogo com o Newcastle (4-1) em directo, pela televisão.

O duelo em Manchester começou às 15 horas de um sábado. E já se sabe que qualquer jogo de futebol que arranque às 15 horas de um sábado não tem direito a transmissão televisiva em directo (nos canais ingleses). E é precisamente às 15h de sábado que a maioria dos jogos da Premier League começa.

A regra foi aplicada pela primeira vez há mais de 50 anos. Bob Lord é o responsável. Nos anos 60 do século passado, o então presidente do Burnley conversou com os responsáveis pelo futebol inglês e disse-lhes que os adeptos das equipas mais modestas, sobretudo de divisões inferiores, preferem ver pela televisão um Manchester United-Liverpool do que ir ao estádio, à mesma hora, ver a equipa local.

A direção da Liga inglesa concordou e anunciou que não haveria transmissões em directo entre as 14h45 e as 17h15, aos sábados.

Não haveria e não há. A lei mantém-se, apesar de inquéritos recentes e de uma mudança ligeira anunciada pela Premier League: desde 2019 há alguns jogos que começam às 19h45 ao sábado e, por isso, são transmitidos em directo na TV. Ao todo são…oito jogos, durante a temporada. 12h30 e 17h30 são os outros horários previstos para jogos ao sábado.

A regra aplica-se também aos jogos da Taça de Inglaterra e à Football League…e a jogos de outros países. Se um encontro do campeonato espanhol começa às 17h, a transmissão em Inglaterra só começa aos 15 minutos de jogo.

Um cenário impensável, por exemplo, em Portugal, onde todos os jogos da I e da II Liga de futebol são transmitidos em directo.

  Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.