Premier League: ninguém pode ver pela TV os jogos das 15h. Porquê?

Se estiver a passar na televisão um Manchester United-Liverpool, as equipas mais pequenas terão as bancadas vazias. O argumento foi apresentado pelo presidente do Burnley, há mais de 50 anos. E a regra mantém-se.

O assunto voltou a ser destacado neste fim-de-semana por causa do regresso de Cristiano Ronaldo à Premier League. Quase 73 mil pessoas foram a Old Trafford para vibrarem perto do português; mas os milhões de adeptos residentes em Inglaterra que não estiveram no estádio não viram o jogo com o Newcastle (4-1) em directo, pela televisão.

O duelo em Manchester começou às 15 horas de um sábado. E já se sabe que qualquer jogo de futebol que arranque às 15 horas de um sábado não tem direito a transmissão televisiva em directo (nos canais ingleses). E é precisamente às 15h de sábado que a maioria dos jogos da Premier League começa.

A regra foi aplicada pela primeira vez há mais de 50 anos. Bob Lord é o responsável. Nos anos 60 do século passado, o então presidente do Burnley conversou com os responsáveis pelo futebol inglês e disse-lhes que os adeptos das equipas mais modestas, sobretudo de divisões inferiores, preferem ver pela televisão um Manchester United-Liverpool do que ir ao estádio, à mesma hora, ver a equipa local.

A direção da Liga inglesa concordou e anunciou que não haveria transmissões em directo entre as 14h45 e as 17h15, aos sábados.

Não haveria e não há. A lei mantém-se, apesar de inquéritos recentes e de uma mudança ligeira anunciada pela Premier League: desde 2019 há alguns jogos que começam às 19h45 ao sábado e, por isso, são transmitidos em directo na TV. Ao todo são…oito jogos, durante a temporada. 12h30 e 17h30 são os outros horários previstos para jogos ao sábado.

A regra aplica-se também aos jogos da Taça de Inglaterra e à Football League…e a jogos de outros países. Se um encontro do campeonato espanhol começa às 17h, a transmissão em Inglaterra só começa aos 15 minutos de jogo.

Um cenário impensável, por exemplo, em Portugal, onde todos os jogos da I e da II Liga de futebol são transmitidos em directo.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio, presidente do PSD

Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial para o país se o PSD mudasse agora de líder"

O presidente do PSD apresentou, esta sexta-feira, na cidade do Porto, a sua recandidatura à liderança, tendo considerado que "seria muito prejudicial", não só para o país como para o partido, mudar agora de líder. Rui …

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …