Liverpool-City mostrou que a Premier League é a melhor do mundo

Liverpool FC

Jürgen Klopp cumprimenta Curtis Jones

Os dois últimos campeões encontraram-se e protagonizaram belos momentos de futebol e de desportivismo. Dois golos para cada lado.

O último jogo da sétima jornada da Premier League era o mais aguardado nesta ronda – e provavelmente o mais aguardado no próprio campeonato: Liverpool vs. Manchester City. O duelo terminou empatado, com dois golos para cada lado.

Em campo estiveram as duas melhores equipas inglesas (internamente) dos últimos anos, os dois últimos campeões nacionais e duas das equipas do grupo da frente na classificação, na fase inicial desta temporada. E estiveram também quatro habituais titulares da selecção portuguesa: Diogo Jota (o único que foi substituído), João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva.

Zero golos na primeira parte. O campeão City foi mais perigoso, mais ofensivo até ao intervalo, com Phil Foden a aparecer em várias jogadas. Mas, para Foden aparecer, Bernardo inventou este momento:

Na segunda parte, o primeiro a marcar foi o Liverpool, através de Sadio Mané. Foi precisamente Phil Foden a empatar, mas Mohamed Salah (que tinha realizado a assistência no primeiro golo) marcou, para não variar. Kevin De Bruyne fechou o resultado e fechou também uma sequência de quatro golos em pouco mais de 20 minutos.

O jogo acabou mas o espectáculo continuou: jogadores, cansados, apoiaram-se uns nos outros e abraçaram-se ainda no relvado; os dois treinadores ficaram juntos, cumprimentando-se e respeitando-se.

Durante o desafio, Pep Guardiola e James Milner foram protagonistas de uma discussão bem “quente” quando o jogador do Liverpool livrou-se, por pouco, da expulsão. Meia hora depois do último apito, o treinador do City encontrou-se com o capitão dos rivais; ambos sorriram e abraçaram-se.

Muitas vezes a Premier League é considerado o melhor campeonato de futebol do mundo. E, depois deste jogo, pode ser difícil apresentar argumentos contra esta classificação, escreveu Phil McNulty, no portal da BBC.

Foi um duelo “barulhento, frenético, de alta qualidade” e que confirmou que estas duas equipas são novamente candidatas ao título, provavelmente ao lado do Chelsea.

E foi igualmente uma partida que confirmou que há vários jogadores do Manchester City que podem ser decisivos em qualquer jogo; mas do lado do Liverpool a figura é mesmo Salah: “Sempre que haja um debate sobre o melhor futebolista do mundo, Salah tem que aparecer na conversa”.

Se na primeira parte, o jogo foi “muito bom”, na segunda parte o jogo foi “óptimo”, depois do primeiro golo do Liverpool. Os adeptos ajudaram para que esta partida ficasse para a história dos grandes jogos dos últimos anos na Premier League.

No final, “aplausos silenciosos“. Não porque os adeptos ficaram desiludidos com o que viram, mas sim porque estavam “exaustos” – tal como os futebolistas.

O Chelsea lidera a Premier League com 16 pontos. O Liverpool tem 15 e o Manchester City soma 14.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.