Predador de menores usava Fortnite para se aproximar das vítimas

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 19 anos que tinha em sua posse milhares de ficheiros de imagem e de vídeo de crianças em práticas sexuais explícitas. O jovem é ainda suspeito de ter abusado de um elevado número de menores, dos quais se aproximava através de videojogos ‘online’.

Contudo, como noticiou o Público, não foram ainda encontradas provas de que tivesse alguma vez tido contacto físico com as crianças.

“Conhecia os menores na sequência da interação proporcionada pelos videojogos jogados na Internet, principalmente os multijogadores do conhecido Fortnite”, descreveu a PJ, em comunicado. “Privilegiando os contactos com os mais jovens, interagia depois com eles individualmente através da aplicação WhatsApp e das redes sociais Facebook e Instagram”.

Depois de criar uma relação de proximidade com os menores, o indivíduo instava-os “a filmarem-se com o telemóvel enquanto praticavam atos sexuais de relevo, vídeos esses que depois as crianças lhe enviavam através daquelas plataformas de comunicação”. O homem partilhava esses ficheiros com outros internautas.

Para encobrir estas atividades – que as autoridades suspeitam estarem a ser desenvolvidas há mais de um ano – “enviava instruções aos menores, ensinando-lhes a apagar quer a gravação dos vídeos que lhe enviavam, quer os registos digitais gerados pelas comunicações entre ele e as vítimas”, esclareceu a PJ.

De acordo com o Público, o suspeito, que reside no concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, é empregado comercial e não tem antecedentes criminais. Numa busca domiciliária à casa onde vive com os pais, foram apreendidos telemóveis e material informático, como computadores e discos de armazenamento externo.

“A investigação vai prosseguir no sentido de tentar identificar o maior número possível das inúmeras vítimas existentes, a partir da análise da imensidão de dados apreendidos e da realização de perícias forenses de informática”, referiram as autoridades.

A investigação está a cargo do departamento de investigação criminal da PJ de Aveiro, uma vez que a queixa que deu origem a este inquérito partiu dos pais de uma criança de dez anos, residentes neste distrito.

Depois de ser apresentado às autoridades, o indivíduo ficou em liberdade a aguardar julgamento, estando obrigado a apresentações diárias no posto policial da sua área de residência e proibido de usar equipamentos com acesso à Internet. Terá ainda que receber tratamento psiquiátrico.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Psiquiatra???? A verdade sobre pedofilia é sempre encoberta NÃO SE CURA e andam os nossos filhos sujeitos a estes ……. NEM TENHO PALAVRAS PARA OS CLASSIFICAR, e está cá fora então continua e continuará a cometer o mesmo quem o vai controlar no acesso à net? E continuo com a mesma opinião são punidos com prisão mas têm de CASTRADOS SEJA POR VIA QUÍMICA OU VIA CIRURGIA e mesmo assim o mal não passa totalmente pois a nivel psíquico o comportamento continua a ser desviante

    • Não havendo prisão perpetua para estes anormais, e mesmo quando a temporária que nunca chegam a cumprir por inteiro. É bem por isso que questionei a Sra ara Silveira.

RESPONDER

Aumento salarial exigido por Jesus deixa renovação por um fio

A cumprir a segunda temporada no Flamengo, Jorge Jesus quer um aumento salarial. No entanto, o Flamengo não terá capacidade financeira para responder às suas exigências. A renovação do contrato de Jorge Jesus no Flamengo está …

Já há 100 mortos por Covid-19 em Portugal. Infectados sobem para 5170

O número de pessoas infectadas com o coronavírus em Portugal subiu para 5170. São 902 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o que representa um acréscimo de 21%. Já morreram 100 pessoas.  A taxa de mortalidade …

Trump invoca lei de guerra para conseguir mais ventiladores

Donald Trump invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de infetados em todo o mundo. Os Estados Unidos tornaram-se nesta …

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …