Predador de menores usava Fortnite para se aproximar das vítimas

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 19 anos que tinha em sua posse milhares de ficheiros de imagem e de vídeo de crianças em práticas sexuais explícitas. O jovem é ainda suspeito de ter abusado de um elevado número de menores, dos quais se aproximava através de videojogos ‘online’.

Contudo, como noticiou o Público, não foram ainda encontradas provas de que tivesse alguma vez tido contacto físico com as crianças.

“Conhecia os menores na sequência da interação proporcionada pelos videojogos jogados na Internet, principalmente os multijogadores do conhecido Fortnite”, descreveu a PJ, em comunicado. “Privilegiando os contactos com os mais jovens, interagia depois com eles individualmente através da aplicação WhatsApp e das redes sociais Facebook e Instagram”.

Depois de criar uma relação de proximidade com os menores, o indivíduo instava-os “a filmarem-se com o telemóvel enquanto praticavam atos sexuais de relevo, vídeos esses que depois as crianças lhe enviavam através daquelas plataformas de comunicação”. O homem partilhava esses ficheiros com outros internautas.

Para encobrir estas atividades – que as autoridades suspeitam estarem a ser desenvolvidas há mais de um ano – “enviava instruções aos menores, ensinando-lhes a apagar quer a gravação dos vídeos que lhe enviavam, quer os registos digitais gerados pelas comunicações entre ele e as vítimas”, esclareceu a PJ.

De acordo com o Público, o suspeito, que reside no concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, é empregado comercial e não tem antecedentes criminais. Numa busca domiciliária à casa onde vive com os pais, foram apreendidos telemóveis e material informático, como computadores e discos de armazenamento externo.

“A investigação vai prosseguir no sentido de tentar identificar o maior número possível das inúmeras vítimas existentes, a partir da análise da imensidão de dados apreendidos e da realização de perícias forenses de informática”, referiram as autoridades.

A investigação está a cargo do departamento de investigação criminal da PJ de Aveiro, uma vez que a queixa que deu origem a este inquérito partiu dos pais de uma criança de dez anos, residentes neste distrito.

Depois de ser apresentado às autoridades, o indivíduo ficou em liberdade a aguardar julgamento, estando obrigado a apresentações diárias no posto policial da sua área de residência e proibido de usar equipamentos com acesso à Internet. Terá ainda que receber tratamento psiquiátrico.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Psiquiatra???? A verdade sobre pedofilia é sempre encoberta NÃO SE CURA e andam os nossos filhos sujeitos a estes ……. NEM TENHO PALAVRAS PARA OS CLASSIFICAR, e está cá fora então continua e continuará a cometer o mesmo quem o vai controlar no acesso à net? E continuo com a mesma opinião são punidos com prisão mas têm de CASTRADOS SEJA POR VIA QUÍMICA OU VIA CIRURGIA e mesmo assim o mal não passa totalmente pois a nivel psíquico o comportamento continua a ser desviante

    • Não havendo prisão perpetua para estes anormais, e mesmo quando a temporária que nunca chegam a cumprir por inteiro. É bem por isso que questionei a Sra ara Silveira.

RESPONDER

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …