Preço das casas sobe 17% em apenas um ano

O preço médio por metro quadrado das casas em Portugal subiu 17% no espaço de um ano. No norte do país, os valores aumentaram mais de 28% no primeiro trimestre de 2019.

Ao longo dos últimos meses, o preço das casas tem vindo a aumentar, e desde 2010 que não havia tantos empréstimos para a compra de habitação. Em comparação com o período homólogo, o valor do metro quadrado das casas subiu 17% nos primeiros três meses de 2019, atingindo os 1.849 euros.

O norte do país foi o mais afetado pela subida dos preços, com o valor médio por metro quadrado a aumentar 28%, atingindo uma subida recorde nos primeiros três meses do ano. Comparativamente ao ano passado, o metro quadrado das casas vendidas no Porto aumentou 4,6%.

Contudo, este não é um fenómeno localizado e a subida de preços registou-se praticamente no país inteiro. O segundo maior aumento verificou-se na Madeira, com um aumento de 3,7% em relação ao 2018.

A capital portuguesa também não foi exceção, com o valor do metro quadrado a subir 2,8% em relação ao ano anterior. Segundo o Observador, Lisboa não registou o maior aumento, mas lidera com o preço mais elevado, já que cada metro quadrado custa 2.637 euros (ou 3.002 euros, de acordo com o Jornal de Negócios).

Em sentido inverso, as casas usadas na região Centro e Região Autónoma dos Açores desvalorizaram 4,7% e 5,7%, respetivamente. O valor por metro quadrado nos Açores é de 849 euros, representando a região com os preços mais baixos em todo o país.

Mais especificamente, o sítio onde se pode comprar casa pelos preços mais baixo é no distrito da Guarda, onde o metro quadrado ronda os 615 euros. O Jornal de Negócios informa ainda que, segundo os dados da plataforma imobiliária Idealista, o preços das casas vendidas em Portugal tem subido ininterruptamente desde janeiro de 2016.

Adicionalmente ao elevado preço da habitação em Portugal, o Governo está a preparar também um aumento do Imposto Municipal sobre Imóveis, a partir de janeiro do próximo ano.

A Autoridade Tributária irá reavaliar o coeficiente de localização dos prédios até ao final do mês de agosto. A ideia é equiparar o valor patrimonial tributário das casas a 85% do preço médio de mercados na zona. Com o aumento do preço das casas, o mais provável é que a revisão do coeficiente leve a um aumento do IMI.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …