“É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono”

European Parliament / Flickr

António Guterres

Para António Guterres, a “vontade política esmoreceu” depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em “acabar com subsídios aos combustíveis fósseis”.

António Guterres considera que se as metas definidas pelo Acordo de Paris, assinado há quatro anos por 195 países, não forem cumpridas chegaremos ao fim do século com mais “três graus”, o que constitui uma “catástrofe absoluta”.

Numa reportagem que será emitida na íntegra esta noite no programa Linha da Frente da RTP, o Secretário-Geral das Nações Unidas afirma que é “preciso acabar com subsídios aos combustíveis fósseis, reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono”.

As coisas estão pior do que se pensava, todas as realidades a que assistimos no mundo são piores do que as piores previsões que existiam, mas a vontade política esmoreceu depois de Paris”, diz em entrevista à RTP.

Além disso, Guterres defende a necessidade de “acabar com a construção de centrais a carvão”, uma de várias medidas que “exigem vontade política” numa altura em que as mudanças do clima acontecem mais depressa do que o previsto.

Já sobre uma eventual reforma política nas Nações Unidas, o antigo primeiro-ministro afirma, citado pelo Observador, que “não é fácil é convencer os Estados membros e sobretudo aqueles que têm hoje uma posição mais privilegiada”. “O que não é fácil é convencê-los a aceitar essas transformações.”

Durante a entrevista, António Guterres recusou ainda todas as acusações sobre manter silêncio perante a violação de direitos humanos. “A situação política hoje é uma situação política extremamente complexa e procurar um protagonismo que limite a minha capacidade de conseguir exercer o meu mandato por razões de vaidade pessoal seria um ato de profunda estupidez.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem subsidia parasitas e não é dado como mentalmente incapaz, deveria ser menos solicitado!
    .
    Uma das desgraças da democracia, é que qualquer idiota pode ter acesso a um cartão partidário.
    .
    E a partir do momento em que esse cartão é atribuído podem conjugar-se inúmeros factores para que o seu portador tenha conseguido uma via verde para a fama, senod público porém que dse trata de um perfeito idiota.
    .
    A Cosntituiçõa deveria consignar que o acesso a cargos políticos, feito por miliatntes de paratidos ou não, deveria estar sujeito e uma larga e exigente bateria de examse psicotécnicos.
    .
    Bastaria fazer as contas para perceber o que esta omissão causa de prejuízo década após década, só porque a democracia é o governo do povo… o tanas!

RESPONDER

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …