“É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono”

European Parliament / Flickr

António Guterres

Para António Guterres, a “vontade política esmoreceu” depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em “acabar com subsídios aos combustíveis fósseis”.

António Guterres considera que se as metas definidas pelo Acordo de Paris, assinado há quatro anos por 195 países, não forem cumpridas chegaremos ao fim do século com mais “três graus”, o que constitui uma “catástrofe absoluta”.

Numa reportagem que será emitida na íntegra esta noite no programa Linha da Frente da RTP, o Secretário-Geral das Nações Unidas afirma que é “preciso acabar com subsídios aos combustíveis fósseis, reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono”.

As coisas estão pior do que se pensava, todas as realidades a que assistimos no mundo são piores do que as piores previsões que existiam, mas a vontade política esmoreceu depois de Paris”, diz em entrevista à RTP.

Além disso, Guterres defende a necessidade de “acabar com a construção de centrais a carvão”, uma de várias medidas que “exigem vontade política” numa altura em que as mudanças do clima acontecem mais depressa do que o previsto.

Já sobre uma eventual reforma política nas Nações Unidas, o antigo primeiro-ministro afirma, citado pelo Observador, que “não é fácil é convencer os Estados membros e sobretudo aqueles que têm hoje uma posição mais privilegiada”. “O que não é fácil é convencê-los a aceitar essas transformações.”

Durante a entrevista, António Guterres recusou ainda todas as acusações sobre manter silêncio perante a violação de direitos humanos. “A situação política hoje é uma situação política extremamente complexa e procurar um protagonismo que limite a minha capacidade de conseguir exercer o meu mandato por razões de vaidade pessoal seria um ato de profunda estupidez.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem subsidia parasitas e não é dado como mentalmente incapaz, deveria ser menos solicitado!
    .
    Uma das desgraças da democracia, é que qualquer idiota pode ter acesso a um cartão partidário.
    .
    E a partir do momento em que esse cartão é atribuído podem conjugar-se inúmeros factores para que o seu portador tenha conseguido uma via verde para a fama, senod público porém que dse trata de um perfeito idiota.
    .
    A Cosntituiçõa deveria consignar que o acesso a cargos políticos, feito por miliatntes de paratidos ou não, deveria estar sujeito e uma larga e exigente bateria de examse psicotécnicos.
    .
    Bastaria fazer as contas para perceber o que esta omissão causa de prejuízo década após década, só porque a democracia é o governo do povo… o tanas!

RESPONDER

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …