Precisa-se mais juízes especializados em crimes na Internet

European Parliament

-

O aumento de crimes com recurso à Internet coloca dificuldades ao sistema judicial português, tendo a procuradora-geral da República defendido o investimento na especialização dos magistrados, a adaptação das estruturas de investigação e uma bolsa de peritos informáticos.

“A criminalidade está a começar a ser praticada através de outros meios e precisamos realmente de, por um lado, formar e especializar os magistrados por forma a que eles saibam novas metodologias de recolha de prova, designadamente da prova digital com ações de formação”, disse Joana Marques Vidal à margem das Jornadas de Direito Penal que estão a decorrer em Vilamoura.

A essa especialização dos magistrados, a procuradora-geral de República considera importante somar a melhoria das perícias e equipar adequadamente as estruturas de investigação.

Peritos informáticos certificados

Entretanto, Joana Marques Vidal celebrou protocolos com o Instituto Superior Técnico, as Universidades do Porto e do Minho e o Instituto Politécnico de Beja que visam a elaboração de um estudo técnico para que futuramente possa haver uma bolsa de peritos na área da informática.

“Peritos que possam ser nomeados no âmbito de inquéritos de investigação, de credibilidade, nesta área das perícias informáticas porque a questão da importância dos meios informáticos coloca-se também na pequena criminalidade neste momento”, explicou.

Burla, ameaças, coações e difamação são alguns dos crimes que a PGR deu como exemplo.

Apesar de admitir constrangimentos orçamentais para proceder a adaptação a esta nova realidade, a magistrada considerou que existem condições para começar a preparar soluções, fazer um levantamento das necessidades para que posteriormente sejam apresentadas às entidades a quem compete libertar as verbas necessárias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há milhares de trabalhadores sem avaliação na Função Pública

Há milhares de trabalhadores sem avaliação na Função Pública. O Governo está em negociações com os sindicatos para rever o sistema. O Governo e sindicatos da Administração Pública começaram a negociar a revisão do Sistema Integrado …

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …