Prebióticos aumentam a capacidade do sistema imunológico contra o cancro

YekoPhotoStudio / Canva

Os espargos são ricos em probióticos.

Cientistas norte-americanos demonstraram em experiências com ratos que dois prebióticos, mucina e inulina, aumentam a capacidade do sistema imunológico contra o cancro e retardam o crescimento de melanomas (o cancro de pele mais agressivo), foi anunciado esta terça-feira.

Ao contrário dos probióticos, que são microrganismos vivos, os prebióticos são o “alimento” das bactérias benéficas ao organismo humano e ajudam esses microrganismos a crescer a partir da flora intestinal.

O estudo, publicado hoje no Cell Reports, é uma nova demonstração de que os micróbios intestinais desempenham um papel na resposta imune ao cancro e apoia os esforços para usar micro-organismos (microbioma) intestinais no combate ao cancro.

“Estudos anteriores demonstraram que os prebióticos limitam o crescimento do tumor, mas até agora não foi esclarecido como”, explica num artigo da Cell Reports Ze’ev Ronai, professor do Programa de Iniciação e Manutenção de Tumores, do Sanford Burnham Prebys Institute e principal autor do estudo.

“O estudo mostra pela primeira vez que os prebióticos aumentam a imunidade antitumoral e limitam o crescimento do cancro“, acrescenta Ronai.

“Os prebióticos são uma ferramenta poderosa para reestruturar microbiomas intestinais e identificar bactérias que contribuem para a imunidade anticancro“, adianta também no artigo Scott Peterson, professor do Programa de Microambientes Tumorais e Imunologia do Cancro do Sanford Burnham Prebys e coautor do estudo.

“Os avanços científicos que estamos a fazer aproximam-nos da ideia de implementar prebióticos em tratamentos avançados contra o cancro“, destaca Peterson.

Os investigadores destacam que atualmente, imunoterapias e tratamentos direcionados contra o melanoma ajudam muitos pacientes, mas não todos e que, além disso, em muitos casos, os doentes desenvolvem resistência ao tratamento, o que requer combinações de medicamentos alternativos.

“Nesse contexto, a manipulação do microbioma com prebióticos pode ser uma ajuda adicional útil para os tratamentos atuais, de modo que a descoberta deve ser testada em modelos e sistemas independentes”, diz Jennifer Wargo, professora de oncologia cirúrgica e medicina genómica da Universidade do Texas.

No estudo, os cientistas propuseram-se a identificar prebióticos específicos para promover o crescimento de boas bactérias e ativar a imunidade antitumoral. Com base em estudos anteriores, os especialistas concentraram-se na mucina (uma proteína que faz parte do muco encontrado em nos intestinos e em outros tecidos) e na inulina, uma fibra encontrada em plantas como espargos e cebolas.

Os cientistas alimentaram ratos saudáveis com mucina ou inulina e depois transplantaram células de cancro do cólon ou melanoma para determinar o efeito dos prebióticos.

Segundo o artigo, os ensaios demonstraram que o crescimento do melanoma diminuiu em ratos que receberam mucina ou inulina, enquanto o crescimento de uma linha celular de cancro do cólon diminuiu apenas em ratos que receberam inulina. Além disso, ratos com melanoma que receberam um dos dois prebióticos mostraram um aumento na proporção de células do sistema imunológico que se infiltraram no tumor, demonstrando que os prebióticos melhoraram a capacidade do sistema imunológico de atacar o cancro.

“Estas descobertas são um passo em frente no entendimento de como certos prebióticos afetam o crescimento de tumores, mas estamos longe de aplicá-los a seres humanos“, alerta Ronai.

O cientista diz que “é necessário realizar estudos futuros em modelos animais mais complexos de diferentes origens genéticas e idades para abordar a natureza complexa dos tumores humanos antes que se possa considerar a avaliação desses prebióticos em pessoas”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …