Prebióticos aumentam a capacidade do sistema imunológico contra o cancro

YekoPhotoStudio / Canva

Os espargos são ricos em probióticos.

Cientistas norte-americanos demonstraram em experiências com ratos que dois prebióticos, mucina e inulina, aumentam a capacidade do sistema imunológico contra o cancro e retardam o crescimento de melanomas (o cancro de pele mais agressivo), foi anunciado esta terça-feira.

Ao contrário dos probióticos, que são microrganismos vivos, os prebióticos são o “alimento” das bactérias benéficas ao organismo humano e ajudam esses microrganismos a crescer a partir da flora intestinal.

O estudo, publicado hoje no Cell Reports, é uma nova demonstração de que os micróbios intestinais desempenham um papel na resposta imune ao cancro e apoia os esforços para usar micro-organismos (microbioma) intestinais no combate ao cancro.

“Estudos anteriores demonstraram que os prebióticos limitam o crescimento do tumor, mas até agora não foi esclarecido como”, explica num artigo da Cell Reports Ze’ev Ronai, professor do Programa de Iniciação e Manutenção de Tumores, do Sanford Burnham Prebys Institute e principal autor do estudo.

“O estudo mostra pela primeira vez que os prebióticos aumentam a imunidade antitumoral e limitam o crescimento do cancro“, acrescenta Ronai.

“Os prebióticos são uma ferramenta poderosa para reestruturar microbiomas intestinais e identificar bactérias que contribuem para a imunidade anticancro“, adianta também no artigo Scott Peterson, professor do Programa de Microambientes Tumorais e Imunologia do Cancro do Sanford Burnham Prebys e coautor do estudo.

“Os avanços científicos que estamos a fazer aproximam-nos da ideia de implementar prebióticos em tratamentos avançados contra o cancro“, destaca Peterson.

Os investigadores destacam que atualmente, imunoterapias e tratamentos direcionados contra o melanoma ajudam muitos pacientes, mas não todos e que, além disso, em muitos casos, os doentes desenvolvem resistência ao tratamento, o que requer combinações de medicamentos alternativos.

“Nesse contexto, a manipulação do microbioma com prebióticos pode ser uma ajuda adicional útil para os tratamentos atuais, de modo que a descoberta deve ser testada em modelos e sistemas independentes”, diz Jennifer Wargo, professora de oncologia cirúrgica e medicina genómica da Universidade do Texas.

No estudo, os cientistas propuseram-se a identificar prebióticos específicos para promover o crescimento de boas bactérias e ativar a imunidade antitumoral. Com base em estudos anteriores, os especialistas concentraram-se na mucina (uma proteína que faz parte do muco encontrado em nos intestinos e em outros tecidos) e na inulina, uma fibra encontrada em plantas como espargos e cebolas.

Os cientistas alimentaram ratos saudáveis com mucina ou inulina e depois transplantaram células de cancro do cólon ou melanoma para determinar o efeito dos prebióticos.

Segundo o artigo, os ensaios demonstraram que o crescimento do melanoma diminuiu em ratos que receberam mucina ou inulina, enquanto o crescimento de uma linha celular de cancro do cólon diminuiu apenas em ratos que receberam inulina. Além disso, ratos com melanoma que receberam um dos dois prebióticos mostraram um aumento na proporção de células do sistema imunológico que se infiltraram no tumor, demonstrando que os prebióticos melhoraram a capacidade do sistema imunológico de atacar o cancro.

“Estas descobertas são um passo em frente no entendimento de como certos prebióticos afetam o crescimento de tumores, mas estamos longe de aplicá-los a seres humanos“, alerta Ronai.

O cientista diz que “é necessário realizar estudos futuros em modelos animais mais complexos de diferentes origens genéticas e idades para abordar a natureza complexa dos tumores humanos antes que se possa considerar a avaliação desses prebióticos em pessoas”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …