/

Escondidinho de grilo e duchesse de tremoço: os pratos inovadores de 600 estudantes

Cortesia / YoungNetwork

Alimentação do futuro saiu das mãos (e da cabeça) de 600 estudantes portugueses do ensino secundário.

Nutrição, economia e sustentabilidade ambiental.

Estes foram os focos, os desafios centrais de um concurso promovido pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

O concurso envolveu 600 estudantes de 66 escolas secundárias de todo o país. Cada grupo tinha quatro alunos e um professor e elaborou uma receita original.

A ideia era ter propostas alternativas para a alimentação do futuro, pratos inovadores. A pensar sobretudo no direito básico à alimentação, entre guerras, alterações climáticas e o crescimento da população humana.

A organização recorda que mais de 800 milhões de pessoas passam fome diariamente (e a tendência é de aumento desse número).

Por isso, os alunos foram desafiados a criar refeições com um elevado valor nutricional, um baixo custo económico e uma pegada ecológica reduzida.

Ementa inovadora

Para entradas tínhamos, por exemplo, springrolls de couve branca com recheio de “carne” de casca de banana, húmus e Bombons de húmus com sopa de cogumelos e crumble de castanha; todos no segundo lugar.

Mas o vencedor foi: wrap de vegetais em cama de abóbora, apresentado por estudantes do Colégio de Lamas, em Santa Maria da Feira.

O prato principal que conseguiu o primeiro prémio foi hambúrguer de cogumelos e duchesse de tremoço. Uma obra-prima de alunos da Escola Secundária do Monte da Caparica, em Almada

Ainda nos pratos principais, no pódio encontramos rolinho de sarda braseado com puré de batata-doce e marmelo, aromatizado com azeite de tomilho, escondidinho de grilo e almôndegas de curgete com arroz integral.

Para fechar, claro, as sobremesas. A melhor sobremesa veio do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira de Armamar: crumble de maçã de montanha com frutos vermelhos.

Tivemos também no pódio: sorvete de couve-flor em crepes de quinoa, bolo de Outono e envolvido de frutos vermelhos com pérolas de maçã doce.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.