Uma praia com areia preta na Islândia esconde um dos maiores perigos da natureza

Zian / Pexels

Famosa pela sua aparição em Game of Thrones, a praia de Reynisfjara é também conhecida pelas suas traiçoeiras e mortais ondas adormecidas.

A Islândia é conhecida pelas suas maravilhas naturais, desde os majestosos glaciares, imponentes vulcões ou colónias de papagaios-do-mar.

No meio destas atracções encontra-se Reynisfjara, uma deslumbrante praia de areia preta situada na costa sul do país. Apesar de ser aparentemente inofensiva, esta praia esconde um grande perigo sorrateiro — as famosas “ondas adormecidas”.

A praia, famosa pela sua aparição em Game of Thrones, é uma visão de cortar a respiração. A sua areia preta caraterística é o resultado de antigas erupções vulcânicas, sendo os grãos compostos por pequenos fragmentos de basalto.

Penhascos imponentes feitos de colunas de basalto hexagonais quase perfeitas contribuem para a sua beleza misteriosa. Mas é a imprevisibilidade do oceano que faz de Reynisfjara um dos pontos turísticos mais perigosos da Islândia.

As ondas adormecidas são enganadoramente poderosas. Escondidas entre ondas mais pequenas e calmas, atacam de repente e com força, subindo a costa sem aviso. Os visitantes desprevenidos que se aproximam demasiado da água podem ser rapidamente arrastados por estas ondas, que são quase impossíveis de escapar depois de o puxarem para o oceano, explica o IFLScience.

De acordo com o Visit Iceland, uma vez que as ondas derrubam uma pessoa, torna-se extremamente difícil recuperar o equilíbrio devido ao efeito de sucção da onda, que também lava a areia e o cascalho por baixo. As poderosas correntes arrastam então os indivíduos para o oceano, muitas vezes sem possibilidade de salvamento.

Entre 2014 e 2022, a reputação mortal de Reynisfjara foi cimentada, com os serviços de emergência a responderem a 12 incidentes graves, cinco dos quais resultaram em mortes. Para atenuar estes perigos, a praia dispõe de um sistema de alerta que utiliza indicadores do tipo semáforo. A cor verde significa que é seguro entrar, a amarela indica perigo e a vermelha proíbe estritamente a entrada.

Apesar destes avisos, os turistas por vezes ignoram os conselhos. Em 2023, um grupo de visitantes tornou-se viral depois de quase terem sido arrastados para o oceano quando estavam demasiado perto da costa.

Para quem planeia visitar Reynisfjara, a segurança deve ser a principal prioridade. É essencial manter-se longe da beira da água e ter em conta todos os avisos. Como aconselha sabiamente o Visit Iceland, “não vale a pena morrer por aquela selfie”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.