Plano de habitação acessível facilita a compra da casa depois de estar uns anos a pagar renda na mesma casa. Não, não é cá.
As casas estão caras. Em Portugal e na Bélgica – e em muitos outros países.
Mas, na Bélgica, há um plano de habitação acessível que mistura arrendamento e compra de casa. E que poderá ter muitos adeptos.
O plano em causa contempla a possibilidade de comprar depois de arrendar. Por um preço mais baixo.
Régis Ortmans, Director Regional da Matexi (empresa imobiliária), explica: “Alguém pode arrendar uma casa ou um apartamento durante 5 a 7 anos a um preço fixo, em condições estabelecidas à partida; e depois, ao fim de 5 a 7 anos, poderá de facto desenvolver um esforço próprio e tornar-se proprietário através de um empréstimo que lhe será oferecido”.
Também no canal Euronews, Laurent Loncke, diretor da banca de retalho do BNP Paribas Fortis, acrescenta que, ao pagar a renda durante os primeiros anos, está a poupar para o valor final da compra da casa.
“Se eu decidir comprar o imóvel, bem, durante quatro anos, metade da renda é considerada recuperável, por isso é um adiantamento – pelo que, de facto, ao pagar a minha renda, estou a poupar metade da renda para a futura compra. E isso é uma grande inovação quando se pensa em ser proprietário”, disse Laurent.
Para já, e enquanto esses anos não passam, muitos jovens trabalhadores preferem o alojamento partilhado – uns por opção, outros obrigados. Vivem normalmente em grandes casas completamente renovadas por empresas privadas. E partilhadas por muitas pessoas entre 23 e 35 anos.
E, lá como cá, também passou a ser mais frequente uma pessoa reformada arrendar um quarto barato a estudantes para suavizar um pouco as horas e horas de solidão do idoso.