//

Posto ‘self-service’ para reparação de bicicletas criado em Lisboa

SLO County Bicycle Coalition / Wikimedia

foto: SLO County Bicycle Coalition / Wikimedia

foto: SLO County Bicycle Coalition / Wikimedia

O primeiro posto ‘self-service’ gratuito de reparação e manutenção de bicicletas de Lisboa vai estar disponível no Largo do Intendente a partir de 30 de novembro, disse à Lusa um dos responsáveis pelo projeto.

“Lisboa será o primeiro município português a ter disponível o posto self-service gratuito para reparação de bicicletas”, disse à Lusa António Cruz, da Post – Cooperativa de Ação e Intervenção Cultural, promotora da iniciativa.

A ideia, adiantou António Cruz, “é ser replicável” a outros municípios. Além do posto no Largo do Intendente, a Post prevê que, “idealmente até ao final do ano”, seja instalado um outro no Bairro da Boavista, também em Lisboa.

O responsável explicou que cada posto, onde podem ser feitas “pequenas reparações”, tem uma bomba de ar, ferramentas penduradas com cabos de aço e um suporte onde as bicicletas ficarão suspensas.

A instalação do posto é concretizada com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa através do Programa Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP).

A instalação do posto ‘urban fix’, desenhado pela empresa portuguesa Biciway, faz parte de um projeto maior, o Bike Pop, para “promover a prática do ciclismo utilitário e não só, transformando positivamente a comunidade envolvente às áreas de intervenção, recorrendo ao potencial concreto e simbólico da bicicleta”.

António Cruz explicou que o Bike Pop será “desenvolvido nos Bairros da Mouraria/Intendente e Boavista, que beneficiarão muito da disseminação do uso da bicicleta”.

“Entre as atividades previstas, estão os cursos para aprender a pedalar, e de condução de bicicleta em cidade”, referiu.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE