Portugueses mais preocupados com pobreza do que com alterações climáticas

1

Tomas Castelazo / Wikimedia

-

A maioria dos portugueses (49%) considera que a pobreza e a falta de alimentos e água potável é o principal problema mundial. Apenas 6% elegem as alterações climáticas como preocupação, segundo um Eurobarómetro hoje divulgado.

Uma sondagem especial Eurobarómetro sobre as alterações climáticas, divulgada esta segunda-feira, mostra que a maioria dos inquiridos em 19 Estados-membros destacou a pobreza e a escassez de alimentos e de água potável como a principal preocupação mundial, com Portugal no topo da tabela, com 49%, sendo a média europeia de 35%.

Apenas 6% dos inquiridos em Portugal escolheram as alterações climáticas, entre as varias opções possíveis, como preocupação global – o valor mais baixo da tabela – sendo a média da União Europeia (UE) de 16%.

Ainda de acordo com o inquérito, 80% dos inquiridos na UE reconhecem que a luta contra as alterações climáticas e a utilização mais eficaz da energia podem impulsionar a economia e o emprego.

Portugal está acima da média europeia (88%), a par da Grécia e da Espanha, numa tabela liderada pela Suécia (95%), e acima da Dinamarca (86%) e do Luxemburgo (85%).

“Não há que escolher entre boa governação económica e proteção do clima: a luta contra as alterações climáticas numa perspetiva de rentabilidade é uma boa política económica”, disse o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

“Esta sondagem envia um sinal forte aos dirigentes da UE para que se empenhem em ações a favor do clima, com vista a uma recuperação económica sustentável”, adiantou.

Em Portugal, as 1.055 entrevistas foram feitas entre 23 de novembro de 2 de dezembro de 2013.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.