Os portugueses andam com 22 euros na carteira

A maior parte da população nacional sai sempre de casa com  algum “dinheiro vivo”. Segundo uma análise da Mastercard e da empresa de estudos de mercado Ipsos Apeme, os homens costumam ter, em média, mais seis euros do que as mulheres.

Mais de 90% dos portugueses andam sempre com dinheiro na carteira e em média trazem consigo 22 euros, conclui um estudo da Mastercard divulgado e realizado em Portugal pela ISPOS/APEME.

Segundo o estudo, 93% dos portugueses andam sempre com dinheiro na carteira e entre os mais jovens, a média é de 16 euros e entre os mais velhos, a média é de 25 euros. Já os homens, em média, andam com mais seis euros na carteira (25,5 euros), do que as mulheres (19,6 euros).

Os dados fazem parte do estudo Quanto dinheiro trazem os portugueses na carteira, realizado durante o mês de fevereiro, através de 500 entrevistas junto de uma amostra estruturada de acordo com o perfil da população portuguesa (sexo, idade e região), com idades entre 18 e 55 anos, tendo o questionário sido aplicado online, resultando num maior peso de habilitações superiores e de rendimentos líquidos mensais mais elevados.

Comparativamente com o que costumavam ter na carteira há cinco anos, os mais jovens reconhecem uma evolução positiva, enquanto que os mais os mais velhos dizem que, no passado, andavam com mais dinheiro na carteira. No entanto, a maioria dos inquiridos refere que o valor pouco ou nada mudou desde há cinco anos.

A maioria dos portugueses (55%) costuma levantar até 20 euros, sendo que a média de levantamentos se situa nos 30 euros, com os homens a levantarem, em média, mais dinheiro (até 40 euros) do que as mulheres (até 30 euros). Os portugueses com idades entre os 44 e os 55 anos também costumam levantar em média entre 10 a 20 euros mais que os jovens.

Quanto a cartões bancários, sete em cada 10 portugueses tem apenas um cartão de débito e, em média, mais de 53% tem um cartão de crédito. Por grupos etários, 44% dos portugueses entre os 35 e 44 anos e 23% entre os 18 e os 24 anos têm um cartão de crédito.

Apesar do dinheiro continuar a ser uma presença quase obrigatória na carteira dos portugueses, 55% dos inquiridos confirma ter um cartão com a tecnologia ‘contacless’ e é no sexo masculino que essa incidência é mais elevada (mais de 60%). Dos inquiridos que confirmam ter um cartão ‘contactless’, 66% dizem utilizar regularmente para pagamentos até 20 euros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …