Português eleito vereador em Londres

standupforstockwell.com

Os 3 candidatos trabalhistas eleitos em Stockwell. À direita, o português Guilherme Rosa.

Os 3 candidatos trabalhistas eleitos em Stockwell. À direita, o português Guilherme Rosa.

O português Guilherme Rosa foi hoje eleito vereador pelo Partido Trabalhista no município londrino de Lambeth, com 1769 votos, correspondentes a 18% dos boletins válidos na circunscrição de Stockwell, segundo dados oficiais.

“Defenderei os interesses dos portugueses, mas serei representante de todos os residentes”, enfatizou Guilherme Rosa em declarações à agência Lusa enquanto fazia campanha.

Natural de Tomar, Guilherme Rosa, tem 40 anos e há 12 que reside na capital britânica, onde trabalhou para dois bancos portugueses antes de se dedicar a este projeto.

Enquanto militante do Partido Socialista português, tem apoiado o partido Trabalhista em campanhas políticas há vários anos.

A medida que quer aplicar primeiro é a realização de sessões mensais de atendimento em português, para ultrapassar a barreira da língua.

Depois, quer ajudar o comércio de origem portuguesa a desenvolver-se, promover cursos de inglês para emigrantes e melhorar o acesso de crianças recém-chegadas às escolas.

A contagem dos votos, que decorre ainda em algumas mesas de voto de Lambeth, deu como vitoriosos os três candidatos trabalhistas naquela circunscrição, decretando a derrota de duas outras candidatas portuguesas.

Fernanda Correia, pelos Liberais Democratas, recolheu 380 votos (4%) e Joana Santos, pelos Sindicalistas e Socialistas contra os Cortes, apenas 136 votos (1%).

Esta é a segunda vez que um português é eleito para vereador em Lambeth, onde se estima que residam entre 35 a 50 mil lusófonos.

Em 2002, Gabriel Fernandes foi eleito pelos Liberais Democratas, mas foi forçado a demitir-se no ano seguinte devido a um processo judicial por fraude relacionada com benefícios sociais.

Foram a votos 161 municípios em Inglaterra e 11 na Irlanda do Norte, em simultâneo com as eleições para o Parlamento Europeu.

Segundo os resultados parciais, o partido Trabalhista, atualmente na oposição, foi o partido mais votado e ganhou mais de 260 lugares.

Os partidos Conservador e Liberal Democrata, parceiros no governo de coligação, ficaram em segundo e terceiro lugar, mas perderam muitos representantes locais.

O UKIP, partido eurocético, foi o principal beneficiário do voto de protesto, tendo eleito mais cerca de 150 candidatos em autoridades locais inglesas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …