Português assina primeira capa de aniversário da New Yorker desenhada com iPhone

(dv) New Yorker

Capa do 89º aniversário da New Yorker, desenhada por Jorge Colombo

Capa do 89º aniversário da New Yorker, desenhada por Jorge Colombo

O designer e ilustrador português Jorge Colombo assina a capa da edição do 89º aniversário da revista norte-americana New Yorker, feita com recurso a uma aplicação no iPhone.

Jorge Colombo já tinha desenhado outras capas da publicação, sempre com recurso a ilustração digital, mas é a primeira vez que assina a edição que coincide com a semana de aniversário – neste caso, o dos 89 anos da New Yorker.

Na capa surge a silhueta da personagem Eustace Tilley – cumprindo uma tradição de décadas de colocar a mesma figura em destaque no aniversário da revista – feita com pequenas janelas iluminadas de um edifício.

“Eu não pinto o prédio – só pinto as janelas. Na verdade são só quadrados às cores, mas o leitor é que visualiza o prédio na sua cabeça”, afirmou Jorge Colombo no site da New Yorker.

A primeira edição da New Yorker, a 21 de fevereiro de 1925, tinha na capa uma ilustração assinada por Rea Irvin, editor de arte, que revelava precisamente uma imagem de Eustace Tilley.

Esta é a primeira vez que Eustace Tilley surge retratado com recurso a um iPhone.

Jorge Colombo colabora com a New Yorker desde 1994 e nos últimos anos tem desenhado para a revista recorrendo a uma aplicação para telemóvel em que o visor se transforma numa tela e o pincel é o dedo do utilizador.

A Walker in LA / Flickr

-

O resultado são imagens digitais que se assemelham por vezes a uma pintura impressionista e que retratam frequentemente paisagens urbanas, em particular de Nova Iorque, onde Jorge Colombo vive.

Nascido em Lisboa em 1963, Jorge Colombo vive há mais de vinte anos nos Estados Unidos, desde 1998 em Nova Iorque, que tem sido o cenário eleito para dezenas de desenhos em aguarela centrados em cidadãos anónimos, transeuntes, com quem se cruza naquela cidade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …