Portugal vs Egipto | Ronaldo mumifica “faraós”

O campeão da Europa arrancou uma difícil e inesperada vitória por 2-1 sobre o Egipto. Inesperada pela forma como aconteceu. 

Portugal chegou aos 92 minutos a perder por 1-0, mercê de um golo da estrela egípcia, Mohamed Salah, aos 56 minutos, mas também devido a uma gritante falta de eficácia ofensiva.

E foi a outra estrela do jogo, Cristiano Ronaldo, quem acabou por brilhar no fim, ao marcar nos dois últimos minutos do tempo de compensação, dando o triunfo à formação das “quinas”. CR7 terminou a partida com um GoalPoint Rating de 9.0, fruto dos dois tentos em nove remates, quatro deles enquadrados.

Num jogo algo confuso, mas com domínio de Portugal durante a maior parte do tempo, a formação das “quinas” poderia ter chegado ao descanso a vencer, mas o nulo persistiu por manifesta falta de pontaria.

Com um domínio territorial de 57% de posse ao intervalo – que chegou a ser repartido nos primeiros 20 minutos -, os campeões europeus registaram 11 remates da etapa inicial, mas apenas enquadraram um dos disparos.

A melhor ocasião nesta fase pertenceu a Cristiano Ronaldo, aos 26 minutos, num livre indirecto na grande área do Egipto cujo remate apenas foi cortado quase em cima da linha por um pé de um jogador contrário.

Raphäel Guerreiro, com um GoalPoint Rating de 7.2, foi o melhor da primeira parte, graças a três passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em três e um drible certo.

O segundo tempo começou praticamente com o golo do Egipto. Alguém deixou o jogador Mohamed Salah sem marcação à entrada da grande área e este, após cruzamento da esquerda de El Said, rematou de primeira, colocado, sem hipótese para Beto.

Um golo que reflectia a eficácia egípcia, que marcou um golo em apenas três remates, e no segundo enquadrado, enquanto Portugal ia dominando, com 65% de posse a meio do segundo tempo, mas sem conseguir criar perigo.

Até que a reviravolta aconteceu mesmo, qual golpe de teatro. A formação lusa empatou aos 92 minutos, por Cristiano Ronaldo, a cabecear com êxito após cruzamento de Ricardo Quaresma da esquerda.

E, em cima dos 94, o capitão da Selecção fez o 2-1, de novo de cabeça, após livre de Quaresma cobrado do lado direito. No espaço de poucos minutos, os campeões europeus fizeram mais do que em todo o jogo, enquadrando quatro remates – terminaram com seis, em 18 tentativas. Bastou melhorar a eficácia de concretização para Portugal fazer a diferença.

RESUMO

PARTILHAR

RESPONDER

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …