Portugal ganhou à Letónia (mas um miúdo de boné é que comoveu o mundo)

Mário Cruz / Lusa

-

A seleção portuguesa de futebol venceu hoje a sua congénere da Letónia por 3-0, em encontro do Grupo B europeu de qualificação para o Mundial de 2018, disputado no Estádio Skonto, em Riga.

Cristiano Ronaldo ‘bisou’, aos 41 e 63 minutos, passando a contar 11 tentos no apuramento e 73 em 139 jogos pela seleção, e fez a assistência para André Silva apontar o terceiro, aos 67, o seu sétimo em oito internacionalizações ‘AA’.

Após seis jornadas, a formação das ‘quinas’, que somou o quinto triunfo consecutivo, manteve-se no segundo posto do Grupo B, com 15 pontos, a três da líder 100 por cento vitoriosa Suíça, que ganhou nas Ilhas Faroé por 2-0.

Após a vitória de Portugal, as imagens de Cristiano Ronaldo correram mundo, uma vez mais, mas desta vez não foi por causa de mais um bis do capitão da selecção lusa.

Ao minuto 90 da partida, então já com o 3-0 final, uma criança conseguiu fazer uma finta “à CR7” aos seguranças e correu desalmadamente pelo campo para abraçar o seu idolo – Cristiano Ronaldo, claro está.

Ronaldo, bem disposto, não negou o abraço ao miúdo e até brincou com ele, tirando-lhe o boné para o colocar com a pala para para trás. À sua maneira.

Seguindo as instruções da UEFA, as imagens televisivas fugiram ao episódio, mas as câmaras fotográficas não deixaram fugir o momento de boa disposição, que contagiou até os jogadores da casa.

https://twitter.com/SquawkaNews/status/873281016282198017

Entretanto, com os dois golos marcados esta noite, Cristiano Ronaldo isolou-se no terceiro lugar da lista dos melhores marcadores de sempre de seleções europeias de futebol.

O avançado da seleção nacional adiantou Portugal, aos 41 minutos, e passou a ter 72 golos com camisola das ‘quinas’, deixando assim para trás Miroslav Klose, que fez 71, entre 2001 e 2014, ao serviço da Alemanha.

A nível mundial, Ronaldo passou a ser o oitavo jogador de sempre com mais golos pelo seu país.

Nas contas europeias, a lista é liderada pelo lendário Ferenc Puskas, que fez 84 golos pela Hungria, entre 1948 e 1956. O antigo avançado também representou a Espanha, mas acabou por nunca marcar. Na segunda posição está Kocsis, também húngaro, que alcançou 75 entre 1948 e 1956.

A nível mundial, o iraniano Ali Daei (1993-2006) é o recordista máximo com 109 golos, seguindo de Puskas, segundo, e do japonês Kamamoto (1966-1977), terceiro com 80.

Ronaldo, que conta com 139 jogos por Portugal, fez o seu primeiro golo pela seleção nacional em 12 de junho de 2004, com apenas 19 anos, na derrota frente à Grécia, por 2-1, no primeiro jogo do Europeu desse ano, que decorreu em solo luso.

Dez anos depois, em 26 de junho, o avançado do Real Madrid chegou à marca dos 50 no triunfo por 2-1 sobre o Gana, no Mundial2014, no Brasil, e em março de 2017, perante a Hungria (3-0), no apuramento para próximo Campeonato do Mundo, fez dois no Estádio do Luz e alcançou os 70.

E estes números talvez ajudem a explicar porque tantos miúdos correm desalmadamente para dar um abraço a Cristiano Ronaldo.

Mário Cruz / Lusa

Uma criança foge aos seguranças e abraça Cristiano Ronaldo no fim do jogo com a Letónia

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …