Portugal 2-0 Uruguai: “Melhor em campo? Diogo Costa”

(dr) FPF

Diogo Costa durante Portugal-Uruguai

Bruno Fernandes marcou os dois golos do jogo mas se não fosse o guarda-redes… Casillas apareceu na “discussão”.

Portugal está qualificado para os oitavos-de-final do Mundial 2022, após ter jogado apenas duas vezes.

Depois da vitória sobre Gana, novo triunfo (2-0) contra o Uruguai quase garantiu também o primeiro lugar do Grupo H, após duas jornadas.

Na última jornada, na próxima sexta-feira, Portugal terá pela frente a Coreia do Sul. Se ganhar ou empatar, vence o grupo. Mesmo que perca, Portugal só fica em segundo se Gana derrotar Uruguai e ainda recuperar a actual desvantagem de três golos.

Ficar em primeiro lugar não é um pormenor: será, muito provavelmente, sinónimo de evitar o Brasil no jogo seguinte. No Grupo G, o Brasil já se apurou e está na mesma situação de Portugal, à partida para última jornada (na classificação e na diferença de golos, tudo igual).

Ainda sobre o duelo da noite passada com o Uruguai, um jogador destacou-se. Basta olhar para a ficha do jogo: Bruno Fernandes marcou os dois golos.

No entanto, Iker Casillas tem uma percepção diferente em relação ao momento decisivo para a vitória portuguesa.

A imagem reproduzida aqui em cima retrata a grande defesa de Diogo Costa, travando o iminente golo de Rodrigo Bentancur, após uma bela arrancada do médio uruguaio.

Refira-se que esta jogada ocorreu perto da meia hora da primeira parte. Ainda estava 0-0.

Por isso, o espanhol escreveu: “Este foi o momento em que Portugal se qualificou para os oitavos-de-final. Sim, é uma defesa. Mas há que dar valor. Muito bem, Diogo Costa!” – elogiou o antigo guarda-redes do FC Porto, dirigindo-se ao actual guarda-redes do FC Porto.

“A posição de guarda-redes é desvalorizada. Se fizer grandes defesas, está só a fazer o trabalho. Se falhar, é quase crucificado”, lamentou João Nuno Coelho, na rádio TSF, logo após o jogo.

Recorde-se que essa “quase crucificação” aconteceu precisamente com Diogo Costa, que na última jogada do duelo com Gana, quase ofereceu um golo a um adversário – não se apercebeu que tinha companhia na área e soltou a bola.

E o comentador acrescentou: “É por isso que eu não tenho qualquer problema em afirmar que Diogo Costa foi o melhor em campo“.

A FIFA, sem surpresas, definiu que o melhor jogador no Portugal-Uruguai foi Bruno Fernandes.

Na análise do GoalPoint, o médio português foi igualmente eleito o melhor em campo.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.