Portugal deixará de ter a terceira maior dívida pública da UE em 2024

Álvaro Millán / Flickr

Desde 2011, Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) com o maior dívida pública, cenário que poderá ser alterado devido ao impacto das dívidas soberanas na década anterior e à pandemia, que agravaram o endividamento público, permitindo ao país melhorar a sua posição no ‘ranking’.

Segundo noticiou esta segunda-feira o ECO, com base nos Programas de Estabilidade, Portugal manterá a terceira maior dívida pública da UE até 2023, apesar de a reduzir após o máximo anual alcançado no ano passado (133,6% do PIB). A partir de 2024, a França e a Bélgica terão um rácio superior ao português.

O Governo espera reduzir o peso da dívida pública em mais de 15 pontos percentuais entre 2020 e 2024, beneficiando do crescimento económico e da melhoria das contas públicas. Na Bélgica, espera-se uma subida dos 114,1% atingidos em 2020 para os 117,4% do PIB em 2024. Em França, prevê-se um aumento de 155,7% para os 118% do PIB em 2024.

Em Espanha a dívida pública deverá baixar dos 120% alcançados em 2020 para os 112,1% do PIB em 2024, enquanto no Chipre passará de 118,2% do PIB em 2020 para 92,9% do PIB em 2024.

A maior redução do rácio será protagonizado pela Grécia, com quase 40 pontos percentuais em quatro anos (205,6% do PIB para 166,1%), mantendo, ainda assim, a maior da UE. A Itália, em segundo no ‘ranking’, passará de 155,8% do PIB para 152,7%.

Quatro países vão cortar mais o défice que Portugal

Portugal prevê reduzir o défice orçamental entre 2020 e 2021 de 1,2 pontos percentuais, passando de 5,7% do PIB em 2020 para 4,5% este ano, segundo o Programa de Estabilidade. Os programas entregues já por 23 Estados-membros mostram que o défice português será o quarto mais baixo em 2021, atrás da Suécia, Croácia e Luxemburgo.

Em 2021, o crescimento de 4% previsto pelo Governo fica a meio da tabela em termos de PIB, entre os que crescem menos como a Áustria (1,5%) e os que crescem mais como Espanha (6,5%). Contudo, em termos de défice, Portugal está entre os países que mais vão consolidar este ano, apesar de as regras orçamentais europeias estarem suspensas.

A redução do défice português em 1,2 pontos percentuais este ano, igual à da Roménia, é somente superada pela Croácia (-3,6 pontos percentuais), Espanha (-2,6 pontos percentuais), Luxemburgo (-2,1 pontos percentuais) e Bélgica (-1,7 pontos percentuais).

À exceção do Luxemburgo, os outros três países registaram um défice bem superior ao de Portugal em 2020. No caso da Bélgica e de Espanha, apesar de terem uma descida maior, o défice continuará a ser superior ao de Portugal.

Por seu lado, o défice na Alemanha aumentará de 4,2% do PIB em 2020 para 9% em 2021, agravamento relacionado com as despesas associadas ao confinamento prolongado. Caso a dotação relacionada com a pandemia não seja gasta na totalidade, o défice poderá ficar nos 7%, ainda assim maior do que o de 2020.

O défice aumentará mais de um ponto percentual em Itália, na República Checa, na Holanda, na Letónia e em Malta. O maior défice deste ano será o de Itália em 11,8% do PIB, após um défice de 9,5% do PIB em 2020.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A capital da UE vai ultrapassar Portugal em % da dívida pública?
    Lá também tem um Sócrates?!…
    Com os milhares de milhões gerados pelas instituições europeias que entram na economia belga, a dívida de Portugal devia ser bem menor…

RESPONDER

Inédito: competição vai juntar todas as equipas de dois campeonatos

Já a pensar no Mundial 2026, a Leagues Cup vai ser realizada todos os anos, com os clubes da Major League Soccer e da Liga MX. Será um "capítulo monumental para o futebol norte-americano", seguindo palavras …

Estado paga 460 mil euros por mês em subvenções vitalícias. Ex-político recebe o valor mais alto

Há 310 ex-políticos e ex-juízes que têm direito a receber uma subvenção vitalícia do Estado. O número baixou um pouco relativamente a 2020, mas, ainda assim, representa um gasto mensal de 460 mil euros de …

Carlos Alexandre nega levantamento do arresto de bens de Salgado

O juiz Carlos Alexandre recusou o pedido de Ricardo Salgado de levantamento do arresto dos bens móveis, pensão e contas bancárias, no âmbito do processo do Universo Espírito Santos e do Monte Branco. A defesa de …

Bola de fogo de mil Hiroshimas destruiu cidade inteira (e pode ter inspirado história bíblica)

Um asteróide atingiu Tall el-Hammam há cerca de 3.600 anos, destruindo toda a cidade e matando toda a sua população. A explosão pode ter inspirado a história bíblica de Sodoma. Enquanto os habitantes de uma antiga …

António Costa sobre a Galp: "Era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta irresponsabilidade, tanta falta de solidariedade"

Intenção de "dar uma lição" à empresa foi manifestada por António Costa numa ação de campanha, o que gerou críticas por parte dos partidos da oposição que relembraram o seu estatuto de primeiro-ministro e o …

Indústrias criativas são "fator de aceleração e crescimento" económico no país

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta terça-feira que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que …

Rui Moreira garante maioria absoluta (com resultado superior a 2017). PS cai a pique

O presidente da câmara do Porto deverá consolidar a sua legitimidade à frente da autarquia. Por sua vez, o PS corre o risco de perder dez pontos percentuais de votos face a 2017. O estudo …

Fernando Nobre, fundador da AMI, alvo de processo disciplinar da Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos (OM) abriu um processo disciplinar ao médico Fernando Nobre, na sequência de uma queixa sobre declarações que prestou numa manifestação de negacionistas da pandemia de covid-19 realizada junto à Assembleia da …

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …