Portugal tem quase 400 mil carros com emissões excessivas

Florida Turnpike / Flickr

Há cerca de 376 mil veículos a gasóleo com emissões excessivas de poluentes a circular nas estradas portuguesas, de acordo com a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

“Portugal ocupa a 11ª posição na Europa” em número de veículos com emissões excessivas de poluentes, conforme revela a Organização Não-Governamental Zero que cita um relatório da Federação Europeia de Transporte e Ambiente (T&E), realizado um ano depois do escândalo da Volkswagen (VW) “que mostrou apenas a ponta de um iceberg“.

França, Alemanha e Reino Unido são, segundo o estudo, os países que ocupam os três primeiros lugares no que respeita a veículos a gasóleo com emissões excessivas, revela o documento.

O estudo da T&E coincide com o primeiro aniversário do escândalo da VW e expõe o “chocante incumprimento das normas de emissões europeias relativas aos óxidos de azoto por veículos ligeiros em estrada”, observou Francisco Ferreira.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Ferreira, responsável da Zero, refere que dos 376 mil veículos estimados com emissões excessivas a circularem atualmente nas estradas em Portugal, 295 mil respeitam à norma Euro 5 e 81 mil à norma Euro 6.

A norma Euro 5 estipula que os veículos não podem emitir mais de 180 miligramas por quilómetro de óxidos de azoto (NOx), enquanto a Euro 6 fixa esse limite em 80 miligramas, explicou Francisco Ferreira.

Relativamente ao desempenho das marcas, o relatório refere que para veículos da norma 5, fabricados entre 2010 e 2014, Renault (incluindo Dacia), Land Rover, Hyundai, Opel/Vauxhall (incluindo Chevrolet) e Nissan foram as que registaram pior desempenho, por ordem decrescente a partir das emissões mais altas.

Já a Seat, Honda, BMW (incluindo Mini), Ford e Peugeot foram as que obtiveram melhor desempenho, por ordem crescente a partir das emissões mais baixas.

No que respeita aos atuais automóveis de norma Euro 6, os piores desempenhos foram da Fiat (incluindo Alfa Romeo e Suzuki, com motores fornecidos pela Fiat), Renault (incluindo Nissan, Dacia e Infiniti), Opel/Vauxhall, Hyundai e Mercedes.

“Curiosamente, a empresa que produz os automóveis Euro 6 mais limpos é o grupo VW, seguida pela Seat, Skoda e Audi, BMW (incluindo Mini) e Mazda”, refere a Zero, acrescentando, porém, que isso não resulta “de uma reação da VW ao escândalo, dado que estes veículos começaram a ser comercializados há mais de um ano”.

Mais penalizações

Ao citar um estudo de 2015 da Agência Europeia do Ambiente que refere existirem 470 mortes prematuras por ano em Portugal associadas ao dióxido de azoto, “o composto mais problemático associado às emissões de óxidos de azoto), a Zero reclama “medidas imediatas e forte penalização” para veículos a gasóleo.

Aplicação de legislação que impeça a presença de um dispositivo manipulador das emissões, incluindo a chamada para uma revisão extraordinária dos automóveis, aumento das zonas de emissões reduzidas em cidades, à semelhança do que existe em Lisboa, melhoria e extensão dos números de testes a veículos, são algumas das medidas reivindicadas pela Zero.

Exige ainda melhor regulação e supervisão independente, melhor legislação, fixação de limites mais rigorosos para as emissões de óxidos de azoto, desencorajamento de uso de automóveis a gasóleo são outras das medidas exigidas pela Zero, para quem os “limites de emissão de veículos a gasóleo e gasolina deveriam ser equivalentes”.

A Zero preconiza ainda que os impostos sobre veículos a gasóleo devam ser mais diferenciados, refletindo as maiores emissões.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E dai, vendam carros novos elétricos a preços acessíveis e isto acaba logo.
    Associação Sistema Terrestre Sustentável, estas associações dão vontade de rir quando fazem este tipo de coisa num Pais como o nosso senão vejamos, ora em vez deste tipo de campanha deviam era forçar os senhores do petróleo e principalmente das marcas automóveis a fabricar de uma vez carros elétricos em condições e baratos para no Mundo se passar a ser menos poluente.
    Mais já existe essa tecnologia e também os meios para o fazer ou alguém duvida ?, agora num Pais como nós onde as pessoas contam os tostões para se manterem sem dividas isto quer dizer o que? por essas associações teríamos de comprar carros novos que custam um balúrdio e para mais continuando com gasolina e gasóleo ? Por isso digo que associações em Portugal apenas vivem a nossa conta sem qualquer tipo de credibilidade.

  2. Desencorajamento de uso de automóveis a gasóleo, Mais penalizações, pergunto a esta associação e se tenho um carro um pouco mais velho e não gosto tão pouco de me endividar nem tenho dinheiro para um novo, deixo de poder me deslocar para trabalhar onde não tenho sequer transportes?
    Penalizações ? ou um encher de dinheiro para os vossos bolsos e do estado ?
    Penalizações e porque não mas as marcas que não passem a fabricar só carros acessíveis elétricos para o bolso do comum do trabalhador sem ter que se endividar.
    Pois esqueci que os senhores do petróleo ainda continuam a ser os poderosos no Mundo ao qual muita gente tem medo de se meter no meio.

RESPONDER

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …

15 anos após gravação sem autorização, Estado condenado a indemnizar Sá Fernandes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 3 mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel em …

Contribuintes têm até esta terça-feira para validar faturas (e podem valer até 2.500 euros no IRS)

Os contribuintes que, no ano passado, colocaram o seu NIF em faturas devem verificar se todas estão corretamente associadas à tipologia de despesas a que correspondem para efeitos de IRS, terminando esta terça-feira o prazo …

Plácido Domingo diz "assumir toda a responsabilidade dos seus erros"

O tenor também desistiu de se apresentar na Ópera Metropolitana de Nova Iorque, enquanto outras óperas americanas cancelaram as suas atuações, que no entanto continuam na Europa. O tenor espanhol Plácido Domingo, acusado nos Estados Unidos …

Até as "couves ficam pretas". Aterro em Valongo que recebe lixo do estrangeiro gera indignação

Os moradores de Sobrado, em Valongo, realizaram mais um protesto contra o aterro local que recebe lixo de todo o país e de países estrangeiros também. Queixam-se do cheiro nauseabundo, das pragas de mosquitos e …

Evolução "muito positiva". Atribuição de pensões de velhice está a demorar 134 dias

Em média, a Segurança Social está a demorar 134 dias (cerca de quatro meses e 15 dias) a atribuir pensões de velhice, avança o jornal Eco. Em entrevista ao diário de economia, o secretário de …

Ninguém quer ser professor? Mestrados em Ensino sem candidatos

Os mestrados em Ensino, que preparam futuros docentes para o terceiro ciclo e Ensino Secundário, têm cada vez menos inscritos e alguns até já fecharam por falta de candidatos, revela uma reportagem da Rádio Renascença. …