Portugal solta rei do tráfico de droga de Inglaterra

National Crime Agency

Portugal soltou o megatraficante Alex Male, um dos 10 criminosos mais procurados do Reino Unido, após excedido o tempo de detenção.

Alex Male, que constava da lista dos 10 criminosos mais procurados do Reino Unido, foi detido, em abril, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no aeroporto de Lisboa. Considerado um dos maiores traficantes de droga britânicos, Male desembarcou de um voo de Espanha e ia seguir para Istambul, Turquia.

O Supremo Tribunal de Justiça mandou agora libertar Alex Male, que se encontrava detido em Portugal à espera de ser extraditado. O arguido tinha apresentado um pedido de habeas corpus, um instrumento judicial para garantir a liberdade de alguém, quando a pessoa é presa ilegalmente.

O Correio da Manhã adianta que Alex Male já se encontra em liberdade e está em parte incerta. Male excedeu o tempo de detenção sem que tivesse sido proferida qualquer decisão sobre o mandado de detenção para extradição, pedido pelo Reino Unido.

Male aceitou ser extraditado mas depois recorreu da decisão, o que fez com que o processo se arrastasse e o tempo de detenção fosse ultrapassado.

“A detenção em processo de extradição não pode ser confundida com a medida de coação de prisão preventiva, pois responde a exigências e finalidades diversas das salvaguardadas pela prisão preventiva”, escrevem os juízes conselheiros, citados pelo Correio da Manhã.

Male foi detido no aeroporto de Lisboa depois de os inspetores do SEF repararem que o suspeito usava um passaporte de outra pessoa.

O britânico geria, a partir de Marbella, em Espanha, uma rede de tráfico de cocaína e drogas sintéticas. É também suspeito de comprar armas de fogo e de branqueamento de capitais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.