Portugal qualifica-se para a ronda principal do Euro de andebol

Esta é apenas a segunda vez na história que a seleção portuguesa de andebol consegue apurar-se para a fase principal de um Europeu.

A seleção portuguesa de andebol qualificou-se, este domingo, para a ronda principal do Euro 2020, ao beneficiar da derrota da França com a Noruega, por 28-26, e fruto também das vitórias que conquistou sobre os franceses e a Bósnia-Herzegovina.

Portugal, que se impôs, na sexta-feira, à França (28-25) e, este domingo, à Bósnia (27-24), totaliza quatro pontos, os mesmos da também apurada Noruega, anfitriã do grupo D da fase preliminar, em Trondheim, e já não poderá ser apanhado no segundo lugar do agrupamento, o último que dá acesso à fase principal, pelas duas seleções que venceu.

A seleção nacional tinha-se qualificado apenas uma vez para a ronda principal, em 2002, na Suécia, na primeira edição do Europeu com o atual formato competitivo, mas em moldes mais favoráveis, uma vez que se apuravam os três primeiros classificados de cada grupo da fase preliminar, posição na qual terminou a equipa lusa.

Após 14 anos de ausência, Portugal está a disputar pela sexta vez a fase final do Campeonato da Europa — no qual tem como melhor resultado o sétimo lugar alcançado em 2000, na Croácia —, encerrando a participação na ronda preliminar na terça-feira, frente à Noruega, em Trondheim.

  // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.