//

Em Portugal, a idade da reforma pode estender-se até aos 72 anos

17

De acordo com um estudo da OCDE, Portugal perdeu 134 mil trabalhadores ativos em menos de uma década, por isso a instituição considera que as perspetivas de crescimento são pobres. Para que o sistema continue a funcionar bem, seria necessário que a população trabalhasse mais oito anos além dos 64.

Como avança o Diário de Notícias, e segundo o estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), no futuro os portugueses deverão ter de trabalhar mais tempo além da idade atualmente conhecida para a reforma (que se situa entre os 64 e os 65 anos). A instituição prevê que, para manter o peso da população em idade produtiva face à população total, os portugueses terão de trabalhar até aos 72.

A situação de Portugal é especialmente grave, uma vez que a OCDE assume que a idade de reforma é das que mais têm subido no grupo das mais de 40 economias estudadas. Apesar de Portugal ter aumentado o tempo de vida profissional em 5 anos, este prolongamento não é o suficiente para estabilizar o sistema nas próximas décadas.

O problema que assombra o futuro deve-se em grande parte ao grande envelhecimento da população portuguesa. A OCDE afirma que o PIB per capita português deve cair 4,9% até 2030. Até 2040 ou 2050, o empobrecimento é ainda mais grave, sendo que num cenário base, o PIB por habitante cai 11% até 2040 ou 15% até 2050.

A pressão para trabalhar mais anos não é uma novidade em vários países, já tendo acontecido, por exemplo, em Espanha. Esta situação deve-se sobretudo ao facto da  fertilidade ser baixa nestes países, e por outro lado, o envelhecimento ser um fenómeno cada vez mais presente.

“Promover uma força de trabalho inclusiva em termos de idade” que “o limite máximo para a idade da vida profissional (65 anos por referência) terá que aumentar substancialmente para evitar o declínio no tamanho relativo da força de trabalho”, alerta a OCDE no seu novo estudo.

Como solução a instituição sugere “um prolongamento no que se define como a faixa etária de trabalhadores principais em cerca de 6 anos até 2050”. Isto é a média do conjunto da OCDE. No caso de Portugal os anos de trabalho a mais (além dos 64 anos) são oito.

A OCDE recorda que é preciso mais “investimentos na segurança financeira e na saúde dos trabalhadores ao longo da vida, bem como nas qualificações e na aprendizagem ao longo da vida”. Só assim é que “estes trabalhadores vão ser resilientes até idades avançadas”, remata a organização chefiada por Angel Gurría.

Ana Moura, ZAP //

17 Comments

  1. Quem diz e afirma tais coisas que trabalhe até aos 72 anos !!!!
    Em vez de o estado usar dinheiro da SS para apoiar empresas que vão às grandes empresas e estipulem
    uma percentagem de desconto superior aos 23,75%.
    Há 40 anos que trabalho e ainda me pedem para trabalhar mais 75% do que já passei ?
    Se querem uma revolução em massa sobre esta matéria vão tê-la !
    Basta ser deputado em 2 mandatos e os senhores deputados já podem reformar-se. A função pública
    tem mais vantagens na reforma que o privado e pedem ao privado que paga os custos e salários do público
    que trabalhem o dobro ? Bem vindos à regressão da escravatura !!!

  2. Sinceramente? não acredito no que acabei de ler. A trabalhar dos meus 15 anos, a somar entre o público e o privado já lá vão 50 anos de descontos efetivos. Com 65 anos pergunto a esta gente afinal o que querem. É como diz o texto já na parte final: … “A OCDE recorda que é preciso mais “investimentos na segurança financeira e na saúde dos trabalhadores ao longo da vida, bem como nas qualificações e na aprendizagem ao longo da vida”. Só assim é que “estes trabalhadores vão ser resilientes até idades avançadas”, remata a organização chefiada por Angel Gurría”…
    Sem mais comentários …

  3. Há o povo e depois existem estes seres especiais:
    “Há 75 políticos a quem foi atribuída subvenção vitalícia com menos de 50 anos de idade?”
    poligrafo.sapo.pt/fact-check/ha-75-politicos-a-quem-foi-atribuida-subvencao-vitalicia-com-menos-de-50-anos-de-idade

  4. Acho muito bem! Trabalhem para sustentar as famílias dos pulhíticos nacionais que se reformam aos 40 e 50 anos e que pelo caminho roubam tudo quanto podem.
    O povo está sempre a levar no c%

  5. Pois claro!! Para os ladrões dos banqueiros e políticos poderem se reformar ao fim do mandato, andam os trabalhadores a trabalhar de bengala e cadeira de rodas, razão tinha Salazar quando disse que seríamos governados por escroques e ladrões, tenham vergonha nesses focinhos ou então ponham os vossos pais e avós a trabalhar corja de bandidos que este país tem nos governos.

  6. É para matar os mais velhos…!

    Governo cheio de podridão é o que temos agora… se quiser ser mais curto e grosso, escrevo: não temos qualquer tipo de poder digno e confiável neste país de honras quebradas.

  7. Deve ser pelo mesmo motivo, ajudar a sustentabilidade da SS, que o covid19 anda a matar os idosos, mais de 95% de óbitos são nas faixas etárias acima de 60 anos, enquanto não sai a respectiva lei vai-se aligeirando as coisas.
    Este covid19 é um pensador muito inteligente.
    Fez-me lembrar uma publicidade a um insecticida de antigamente, “… não escapa um”.
    Pode ser uma piada mas parece muito sério…
    Espero que entendam que estou a ironizar, sei bem que o vírus não tem cérebro.

  8. 12/03/2010
    “A besta”, matreira como é, mostrando sempre o rosto de seriedade, recorre das suas artimanhas através de legislação criada por encomenda política, justificando sempre os interesses, supostamente públicos, para alcançar os seus fins.
    Povo acordai, mantenham-se acordados, para que não sejamos enganados pela “besta”, que tudo fará para vencer e poder reinar. Conforme a parábola das recém casadas, “Acendei as vossas lanternas da sabedoria e conhecimento” para que não sejais surpreendidos no escuro da ignorância, mantenham-se atentos, não vamos deixar que os nossos vindouros nasçam e cresçam no reinado pleno da “besta”, da iniquidade e corrupção.

  9. A solução é simples: Basta que implementem taxas progressivas para a Segurança Social. Qual o fundamento de taxas progressivas no IRS? Nenhuma. Qual o fundamento para taxas progressivas na Seg. Social? Todas. Emagrecer as gorduras do Estado com menos IRS e aumentar a segurança no futuro da velhice e protecção social com mais descontos a deduzirem ao IRS.

  10. Pois a verdade não é o pagamento para a segurança social, a verdade é outra, a verdade é o rendimento dos donos de isto tudo, então quem é que está a segurar as empresas, olhem os velhos coitados até dá dor vê-los a trabalhar todos tortos com cara de sofrimento que dá dor, os mandões a gozar com eles, isto é escravatura sem dúvida, e onde estão os que deviam estar a trabalhar? quem os mantém? e de onde vem o dinheiro? os patrões é que mandam nisto tudo, os governantes fazem as leis para si próprios, os pobres morrem agarrados ao trabalho. A idade da reforma atualmente não é 64 ou 65 anos de idade, a idade da reforma este ano é 66 anos e 6 meses e o próximo ano é 66 anos e 7 meses e acrescentar um mês cada ano.

  11. A OCDE não sabe nada de Portugal, olham para o seu próprio umbigo, querem muitas crianças, para quê? que futuro tem para dar ás crianças? quantas crianças são precisas para sustentar só um deles, eu quero saber o que tem a dizer sobre isto os partidos que andam a gritar que são amigos dos pobres, CDS BE PCP PAN , eu lembro-me de alguém ter chamado ás pessoas de meia idade peste grisalha, e que peste são eles? já que são iguais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.