Portugal realizou 117 mil testes na terça-feira. Número é um recorde desde o início da pandemia

Na terça-feira, dia 30 de novembro, foram realizados em Portugal cerca de 117 mil testes à covid-19. Este é um recorde de testes efetuados num só dia desde o início da pandemia.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que sublinha que estes dados não incluem os autotestes.

“Este número reflete o esforço de testagem levado a cabo em Portugal desde março de 2020. Recorde-se que, até agora, o dia de maior número de testes realizados tinha ocorrido no dia 21 de abril deste ano, com cerca de 98 mil testes”, refere o comunicado, citado pelo ECO.

O INSA recorda ainda que no dia 26 de novembro, o país tinha já atingido a marca de 21 milhões de testes à covid-19. Só no mês de novembro de 2021, realizaram-se cerca de 1,5 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de cerca de 50 mil testes, revela também o comunicado de imprensa.

Relativamente à tipologia de testes, realizaram-se até à data cerca de 15 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 6,3 milhões de TRAg de uso profissional, num total de 21,4 milhões de testes.

Ao longo do dia 30 de novembro foram detetados 4.670 novos casos de infeção por covid-19, em Portugal.

O INSA lembra que os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios “aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos”.

A medida vigora até 31 de dezembro, abrangendo toda a população, sendo que o objetivo é “reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.