Portugal quase esgota energia eólica

Gustavo Gargioni/ Especial Palácio Piratini

-

Portugal quase atingiu o limite da capacidade eólica mas tem ainda grande potencial noutras energias renováveis, como a solar e a biomassa, diz a presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

Teresa Ponce de Leão, em entrevista à Lusa, salienta no entanto que da potência instalada em Portugal metade é proveniente de energia renovável, dividida em partes iguais entre hídrica e eólica.

Já tivemos dias em que a totalidade do consumo no país foi abastecida a partir de energias renováveis“, afirma, acrescentando que Portugal tem feito um grande esforço “para que as interligações elétricas da rede europeia sejam viáveis”. “Para podermos aproveitar todo esse recurso que temos em energias renováveis e podermos exportar para o resto dos países”.

Na semana passada Portugal, Espanha e França assinaram em Madrid uma declaração segundo a qual se comprometem a trabalhar para tirar a Península Ibérica do isolamento quanto a interconexões elétricas.

Teresa Ponce de Leão sublinha que a Europa está dependente da energia fóssil que chega de outros países e que serão uma mais-valia essas interconexões.

“Estou a falar dos recursos do sul, em particular da Península Ibérica, que para já é uma ilha porque não temos ligações para exportar, mas também dos recursos do mar do norte e do seu potencial eólico”, afirma a responsável, que se congratula por ver a França hoje mais sensibilizada para as energias renováveis, em detrimento do nuclear.

Não quer dizer que as renováveis sejam infinitas. Questionada pela Lusa a presidente do LNEG diz que no caso da energia eólica ainda não se atingiu o limite mas que a potência já está toda distribuída pelos investidores.

No caso da eólica, o LNEG identificou “os locais com viabilidade económica, as restrições geomorfológicas, as naturais (parques naturais, por exemplo), o acesso aos locais, e a partir daí identificámos o potencial sustentável, que andaria por volta dos cinco mil e tal megawatts“, explica a responsável, salientando que a evolução da tecnologia vai permitir tirar mais partido dos parques eólicos.

Onde há um “potencial enorme” é na energia solar e na biomassa, diz a presidente do LNEG, entidade responsável pela investigação no domínio da energia e da geologia, quer para políticas públicas quer para apoiar as empresas. “Investigamos para transferir conhecimento para a sociedade”, diz Teresa Ponce de Leão, que conta para isso com quase 300 pessoas, 110 delas investigadores.

É o LNEG que identifica potenciais zonas de investimento em renováveis (central fotovoltaica da Amareleja por exemplo), que mapeia as zonas mais favoráveis para aproveitar a energia das ondas, que está a desenvolver em parceria um estudo para eventual aproveitamento da “energia geotérmica profunda” na Madeira, ou um projeto para a construção de uma bio-refinaria, na zona centro.

Teresa Ponce de Leão dá outros exemplos. O LNEG investiga novas tecnologias de painéis solares a partir de novos materiais, mais baratos e rentáveis, e assim “criar oportunidades para a indústria nacional”.

A responsável garante que hoje os painéis solares estão muito mais acessíveis, e acredita que quando os edifícios públicos se renderam à energia solar os privados também o farão. “A energia eólica também começou com um ou dois parques”, lembra.

Teresa Leão garante que em poucos anos já começa a haver lucros visíveis. E dá o exemplo do edifício solar do LNEG no Lumiar. Um edifício de escritórios com quase uma década, sem custos extraordinários de construção e que depende em menos de 20% da energia da rede.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E ainda falta incentivar os consumidores particulares a comprarem moinhos de vento para gerar o seu próprio consumo. E ainda vender o restante para a rede pública.

RESPONDER

Fuga em massa. 75 prisioneiros escapam de prisão no Paraguai

As autoridades do Paraguai anunciaram que pelo menos 75 detidos fugiram da prisão Pedro Juan Caballero, localizada perto da fronteira com o Brasil, sendo que muitos dos fugitivos pertencem a um conhecido grupo de crime …

Pneumonia viral já chegou à Coreia do Sul. China regista terceira morte

A Coreia do Sul confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de um novo tipo de pneumonia viral, que apareceu na China em dezembro e já provocou a morte a três pessoas no país. De acordo com …

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …