/

Portugal regista a quarta maior subida dos preços das casas na União Europeia

Os preços das casas em Portugal continuam a destacar-se na União Europeia pelo ritmo de crescimento. Portugal tem a quarta maior subida na UE.

Em Portugal, o preço das casas acelerou para 9,3% no quarto trimestre do ano passado, registando a quarta maior subida de união Europeia nesse período. A aceleração acontece depois de dois trimestres em que os preços travaram, avança o Jornal de Negócios.

A média da União Europeia e da Zona Euro desacelerou de 4,3% no terceiro trimestre para 4,2% no quarto trimestre. Ainda de acordo com os dados do Eurostat, divulgados esta quinta-feira, os preços subiram 0,7% na Zona Euro e 0,6% na média dos 27 Estados-membros, em comparação com o trimestre anterior.

Os imóveis portugueses registaram um ritmo de crescimento e, ao mesmo ritmo evoluíram os imóveis na Holanda e no Luxemburgo, ambos também com uma subida 9,3%. Acima de Portugal regista-se o crescimento de 18,2% dos preços das casas na Eslovénia, 11,8% na Letónia e 9,9% na República Checa.

O único país onde, há vários trimestres consecutivos, o preço das casas está a descer é Itália. No quarto trimestre a queda homóloga foi de 0,6%.

Nos restantes 27 Estados-membros os preços dos imóveis continuam a subir a um ritmo acelerado, suscitando uma discussão pública sobre o impacto dessa evolução nos orçamentos familiares quando os rendimentos salariais tardam em descolar, frisa o Negócios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.