Portugal regista a quarta maior subida dos preços das casas na União Europeia

Os preços das casas em Portugal continuam a destacar-se na União Europeia pelo ritmo de crescimento. Portugal tem a quarta maior subida na UE.

Em Portugal, o preço das casas acelerou para 9,3% no quarto trimestre do ano passado, registando a quarta maior subida de união Europeia nesse período. A aceleração acontece depois de dois trimestres em que os preços travaram, avança o Jornal de Negócios.

A média da União Europeia e da Zona Euro desacelerou de 4,3% no terceiro trimestre para 4,2% no quarto trimestre. Ainda de acordo com os dados do Eurostat, divulgados esta quinta-feira, os preços subiram 0,7% na Zona Euro e 0,6% na média dos 27 Estados-membros, em comparação com o trimestre anterior.

Os imóveis portugueses registaram um ritmo de crescimento e, ao mesmo ritmo evoluíram os imóveis na Holanda e no Luxemburgo, ambos também com uma subida 9,3%. Acima de Portugal regista-se o crescimento de 18,2% dos preços das casas na Eslovénia, 11,8% na Letónia e 9,9% na República Checa.

O único país onde, há vários trimestres consecutivos, o preço das casas está a descer é Itália. No quarto trimestre a queda homóloga foi de 0,6%.

Nos restantes 27 Estados-membros os preços dos imóveis continuam a subir a um ritmo acelerado, suscitando uma discussão pública sobre o impacto dessa evolução nos orçamentos familiares quando os rendimentos salariais tardam em descolar, frisa o Negócios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …

Paulo Pedroso disse a António Costa que queria voltar à vida partidária (mas não teve resposta)

No início desta semana, Paulo Pedroso, ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade, disse que tinha saído do Partido Socialista (PS). Agora, de acordo com o jornal Público, o antigo porta-voz do PS saiu em rota …

Fenprof sai da reunião com ministro sem "uma única resposta"

O Ministério da Educação e os sindicatos estiveram reunidos esta quarta-feira, mas os professores não trazem novidades, apenas a intenção de um novo encontro. A Fenprof não espera soluções para os problemas dos professores e da …

"Nem favor, nem desfavor". Costa nega tratamento especial a Isabel dos Santos

O primeiro-ministro falou esta quarta-feira pela primeira vez do caso "Luanda Leaks", rejeitando a acusação do Bloco de Esquerda de que deu um tratamento especial à empresária angolana Isabel dos Santos. António Costa falava aos jornalistas …

Código de conduta para polícias na gaveta há dois anos

O manual de conduta para polícias começou a ser feito em 2018 com o objetivo de uniformizar os procedimentos da PSP e da GNR. A intenção era uniformizar a atuação das principais forças policiais que dependem …

Cientistas reconstruiram o rosto de uma escocesa nobre com lepra (e de um homem sem mandíbula)

A Câmara Municipal de Edimburgo e a Universidade de Dundee, na Escócia, uniram-se para reconstruir os rostos de pessoas cujos restos mortais foram descobertos sob a famosa Catedral de Santo Egídio nas décadas de 1980 e …

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Luanda Leaks. Gestor do EuroBic encontrado morto em Lisboa

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado sem vida na noite desta quarta-feira no …