Portugal perdoa a Cuba juros de dívida com 30 anos para tentar receber 4,4 milhões

Ernesto Mastrascusa / EPA

O Estado português acordou com o regime de Cuba o perdão dos juros de mora de uma dívida do país sul-americano que se arrasta desde os anos de 1980. O acordo visa recuperar 4,4 milhões de euros em dívida.

O acordo é confirmado pelo Ministério das Finanças que salienta, numa nota citada pelo Jornal de Negócios, que a dívida foi “reescalonada, por acordo entre ambos os Estados para regularização das situações passadas”.

“Os montantes em dívida estiveram em negociação durante mais de três décadas, sem desenvolvimentos significativos, nem possibilidade de se alcançar um acordo”, aponta ainda o gabinete de Mário Centeno. É, neste contexto, que surge o perdão dos juros de mora.

O reembolso dos 4,4 milhões de euros que Cuba continua a dever a Portugal será feito no prazo de dez anos, em prestações anuais crescentes e à taxa de 1,8%, de acordo com despacho publicado em Diário da República. Atrasos nos pagamentos serão sujeitos a juros de mora à taxa anual de 3,8%.

“Na proposta de reescalonamento, será considerada a totalidade da dívida, incluindo a parcela devida aos exportadores que aceitarem reescalonar os seus créditos nas condições acordadas entre o Estado português e o Estado cubano”, refere o Ministério das Finanças.

O gabinete de Centeno refere ainda que “do montante global de 4,4 milhões de euros em dívida, 3,3 milhões dizem respeito a créditos do Estado português, sendo os restantes créditos de entidades privadas”.

Os valores em dívida resultam, sobretudo, de “operações de crédito garantidas pelo Estado português através da Companhia de Seguros de Crédito COSEC, contratadas até ao final da década de oitenta”, aponta também o ministério.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. portugal e governo no seu melhor
    com a troikae o fmi cobraram-nos ate ao ultimo centimo (dinheiro do emprestimoe juros)
    e agora vamos perdoar juros a outro pais devedor de portugal

    ate parecemos o pais mais rico do mundo a perdoar dinheiro a paises que roubam dinheiro ao povo

RESPONDER

Costa não é Alice no País das Maravilhas, mas levou os "óculos cor-de-rosa" ao debate quinzenal

No primeiro debate quinzenal do ano, António Costa lembrou, um a um, os números da economia do último ano. O episódio que tem manchado as primeiras páginas dos jornais desta semana também marcou presença, ainda …

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …