/

Portugal perdeu 11% das receitas com IRC devido a paraísos fiscais

1

A transferência de lucros para paraísos fiscais por parte das multinacionais mundiais levou o Estado português a perder receitas na ordem dos 630 milhões de euros.

Um estudo realizado pelas universidades de Berkeley e de Copenhaga calcula que Portugal perdeu 11% das receitas com o Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC) para paraísos fiscais. Várias empresas optaram por transferir parte dos seus lucros para países com maiores vantagens fiscais.

Os dados do relatório a que o Jornal de Negócios teve acesso são relativos ao ano de 2016 e estimam que o Estado português tenha perdido 630 milhões de euros. Apesar de serem as multinacionais norte-americanas a desviarem a maior quantidade dos seus lucros para paraísos fiscais, é na União Europeia onde os Estados mais perdem com esta prática.

O “The Missing Profits of Countries” coloca Portugal acima da média global, com as multinacionais lusas a transferirem cerca de 2,9 mil milhões de euros para offshores. A situação tem-se vindo a agravar, já que no ano anterior foram transferidos 800 milhões de euros e Portugal ficou a perder 9% das receitas com IRC.

Os principais destinos dos lucros das multinacionais portuguesas são a Irlanda, o Luxemburgo e a Singapura.

De acordo com o Observador, dentro da União Europeia, a Alemanha é o país que mais perde com as transferências de lucros das empresas para paraísos fiscais, com quase um terço — 29% — da receitas perdidas com IRC.

ZAP //

1 Comment

  1. Inadmissível!!
    Já é mais do que tempo para a EU fazer alguma coisa relativamente a esses paraísos parasitas que recolhem os lucros do trabalho realizado noutros paises!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.