Que selecção se apurou para o Mundial 2023 no último segundo do último jogo? Portugal

(dr) FPR

Portugal celebra apuramento para o Mundial de râguebi

Autêntico filme de suspense no jogo com os EUA (16-16). Portugal volta ao Mundial de râguebi, 16 anos depois.

Na verdade, o drama começou há alguns meses, ainda durante a fase de qualificação na Europa.

No Campeonato da Europa, uma espécie de segunda divisão das 6 Nações, o último jogo de Portugal disputou-se em Madrid, em Março deste ano.

Uma vitória portuguesa colocaria os Lobos no Mundial. Mas, num duelo ibérico de nervos e decisivo, a Espanha venceu por 33-28.

Como a Roménia ganhou nos Países Baixos uma semana depois, Portugal ficou apenas no quarto lugar, atrás de Geórgia, Espanha (ambas apuradas directamente) e Roménia (avançaria para o último torneio de qualificação).

Mas as contas de apuramento, afinal, não acabaram quando o último jogo acabou. No mês seguinte, Abril, a Federação Internacional de Râguebi anunciou que a Espanha utilizou um jogador de forma irregular em dois dos jogos dessa qualificação.

O castigo foi retirar 10 pontos à selecção espanhola. Por isso, Portugal passou inesperadamente para o terceiro lugar e ficou apurado para um torneio de qualificação intercontinental.

A incerteza no Dubai

Foi esse torneio que se disputou nas últimas duas semanas, nos Emirados Árabes Unidos.

Portugal venceu com facilidade Hong Kong e Quénia. Os Estados Unidos da América fizeram o mesmo.

Ou seja, Portugal e EUA chegaram à última jornada com 10 pontos, mas com vantagem para Portugal devido à maior diferença para os adversários nos resultados dos duelos anteriores.

O equilíbrio dominou o jogo desta sexta-feira. Literalmente até ao último segundo. Os americanos começaram na frente, um ensaio de Raffaele Storti deu a volta e foi Portugal a chegar ao intervalo a ganhar, por 10-9.

No segundo tempo, o único ensaio dos EUA protagonizou mais uma reviravolta e colocou Portugal a perder por 10-16. Os portugueses reduziram mas chegaram ao último minuto ainda a perder (13-16).

Na última jogada, um autêntico filme de suspense. Um pontapé de muito longe de Jerónimo Portela acertou no poste. Mas Portugal estava a jogar a vantagem e ainda teve direito a um último pontapé de penalidade – isto já depois dos 80 minutos regulamentares.

Samuel Marques era o responsável pelo pontapé dos 3 pontos: se acertasse entre os postes, Portugal estaria no Mundial; se falhasse, os EUA iriam ao Mundial.

Acertou.

Loucura no relvado, no banco, nas bancadas.

A última vaga foi conquistada na última jogada, no último segundo do último jogo. Resultado 16-16 e regresso ao torneio 16 anos depois.

Portugal estará num Mundial de râguebi pela segunda vez em toda a história. Esteve no Mundial 2007, em França. Vai estar no Mundial 2023…em França.

País de Gales, Austrália, Fiji e Geórgia serão os adversários de Portugal no Grupo C.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.