/

“Miúdo maravilha”: Portugal pode ensinar economia à Alemanha

12

António Cotrim / Lusa

Marina Gonçalves, António Costa e Fernando Medina

Especialista da Oxford Economics vê a economia portuguesa a crescer “até à Lua”. Por isso, Portugal pode “desenhar um programa de ajustamento para a Alemanha”.

Portugal costuma ser incluído, em termos económicos, na lista dos países europeus com pior desempenho.

No entanto, há quem discorde desta tendência, olhando para os números mais recentes da economia portuguesa.

Daniel Kral, economista sénior da muito conceituada Oxford Economics, vê uma economia portuguesa a “crescer até à Lua”.

E até resume: “Há um novo miúdo maravilha (na economia europeia): Portugal”.

Economia a crescer até à Lua enquanto o Governo gere grandes excedentes primários e o rácio de dívida em função do PIB cai para o valor mais baixo na última década”, destacou Daniel Kral, no Twitter.

Declarações citadas pelo Jornal Económico, que sublinha a sugestão do especialista: Portugal pode dar conselhos sobre economia à… Alemanha.

“Talvez Portugal possa desenhar um programa de ajustamento para a Alemanha, que está presa num limbo desde 2018”, escreveu o economista, salientando o crescimento recente, a dívida e os saldos primários.

Esta comparação é baseada em números: desde 2010 até aqui o a evolução do PIB português tem sido superior ao PIB da Alemanha, que está “presa” há cinco anos.

Um dia depois, no sábado, o mesmo Daniel Kral reagiu ao “grande debate” que a sua publicação gerou.

Muitos utilizadores discordaram desta análise do economista e alguns portugueses sugeriram mesmo que o economista visitasse Portugal para ver como é o dia-a-dia económico da população portuguesa.

“Tem havido um grande debate sobre como o crescimento / números fiscais positivos de Portugal e Grécia obscurecem a dura realidade da vida lá”, começou por escrever.

E depois esclareceu: “Não são países maravilhosos, onde todos têm oportunidade de ganhar muito dinheiro. A questão é que as recuperações na Grécia e em Portugal têm sido espetaculares, enquanto a Alemanha fica para trás. Ao contrário do que acontecia na década 2010”.

ZAP //

12 Comments

  1. A evolução da economia portuguesa nos últimos 8 anos tem estado muito dependente do turismo, de uma imigração de profissionais altamente qualificados (nómadas digitais) e da procura de Portugal por muitos reformados para aqui passarem as suas reformas. As novas ideias do governo para a habitação, podem mexer com tudo isto.

  2. Uma coisa é certa, tudo aquilo que de bom possa estar a acontecer, não terá nada que ver com qualquer estratégia governamental, tudo será fruto das circunstâncias. Aliás, sem algumas das decisões tomadas pelo governo PS, nomeadamente a renacionalização da TAP, estaríamos bem melhor.

  3. O que é a “muito conceituada Oxford Economics”? Uma empresa de consultoria, que nem sequer é das mais conhecidas no mercado. Este economista não pertence ao conceituado departamento de Economia da Universidade de Oxford. Notícias baseadas em tweets devem ser escrutinadas para não constituirem informação enganosa.

  4. Curioso… não aparece aqui nenhum português a dizer bem do governo… será que quem deu a maioria absoluta ao PS, nas próximas eleições vão votar “zero” no PS ?
    Não me resta a mínima dúvida que o PS está a perder (os ativistas estão a dormir) depois queixam-se que ao exemplo de estarem a dormir e não irem votar, deram o poder de Lisboa – de mão beijada- ao Moedas).
    É tão fácil dizer: Deu 10? podia ter dado 20… Falta tempo para a família…menos horas de trabalho… mais dinheiro para a saúde, mais dinheiro para a educação… blá, blá blá… venham outros (atrás de mim virá quem pior dom que eu fará).
    Quanto à oposição (vê-se pelos comentários) estão 100% ativas, esperem pela pancada O PÃO QUE AGORA RECEBEM DO PS, VÃO VIRAR MIGALHAS, QUANDO ESTES VIRAIS ESTIVEREM NO GOVERNO.
    O “selfis” não vai deixar governar até ao fim, isso estejam descansados….
    AGORA DURMAM, FAÇAM ÓÓ… quando acordarem, fiquem lambendo as feridas.
    Vítor Silva … PS até morrer.
    Há corrupção? Há… Há prescrições estudadas? Há… Há lobis? Há… É preciso criar novas leis… juntem-se todos, ajudem-se, deixem de se esfaquearem.

    • O lodaçal do atual governo só tem comparação com o saque do gangue do 44. Na prática, são os mesmos. Dizem que o país está bem. Cada vez são mais as pessoas sem médico de família. A justiça não funciona. A educação é o que vemos. Depois de 2 anos de pandemia, os alunos são brindados com um ano de greves. Na TAP enterraram 4 mil milhões de euros. O aeroporto até já foi anunciado mas afinal o tolo do ministro foi despedido. Enganou-se.
      Nas nomeações assistimos a um desfile de incompetentes e corruptos. Não esquecer o processo de nomeação do procurador europeu em que se arrumou quem deveria lá estar para colocar um Boy. Já nem vou perder tempo com galambadas nem com comissões de inquérito…tal é o ridículo.
      De salientar ainda que durante este período a dívida pública aumentou. Sim, aumentou. Apenas reduziu em percentagem do PIB. Mas o seu valor absoluto aumentou. Os portugueses devem agora mais dinheiro. A desgraça é tanta que me fico por aqui. Para referir tudo teria de escrever uma enciclopédia. Tantos são os casos e as asneiras.

    • á Maioria é que aqueles que Nada Fazem e vivem de subsidio do Governo votam no PS para não perderem esses subsidios, todos os que para cá vêm viver nem precisam trabalhar , e depois são informados que em Portugal podem viver sem trabalhar, no outro dia em conversa de café um até me disse no gozo, TRABALHEM PARA NÓS QUE PRECISAMOS DOS VOSSOS DESCONTOS e a Rir se e ainda disse que há mais de 4 anos que vive á conta dos Subsidios.
      Assim vai o nosso Portugal e depois muitos Portugueses já nem votam porque emigram para ir ter melhor vida em outros Paises , no fim de se Formarem fogem de Portugal

  5. Tudo muito bonito, mas, tal como foi possível ver ontem no jornal da noite na SIC, Marques Mendes apresentou dados de Portugal relativamente aos impostos cobrados e média de ordenados. A Alemanha é que pode dar uma lição a Portugal!

  6. Mas que “miúdo maravilha” , Portugal é ! …….. com os Pilares Fundamentais de uma Sociedade Evoluída e Democrática a ruírem , e nas Ruas da Amargura !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.